Golpe: entregador confirma entrega com número de celular da vítima
Golpista pediu para que cliente enviasse localização pelo WhatsApp. iFood usa número de celular do usuário como código para entregas
Um novo golpe tem vitimado clientes do iFood, aplicativo de delivery. Segundo relatos nas redes sociais, o entregador confirma na plataforma a entrega de um lanche, sem realizar de verdade, deixando o consumidor em prejuízo financeiro.
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Em uma publicação que viralizou no início da semana no Twitter, um cliente conta que o entregador de sua encomenda afirmou estar perdido, para solicitar que fosse enviada, via WhatsApp, a localização do destino.
O intuito, no entanto, era obter o número de celular do cliente e usá-lo para confirmar a entrega junto ao iFood. O aplicativo usa como código de verificação do serviço os últimos quatro dígitos do celular que o cliente cadastrou na plataforma.
Na imagem postada no Twitter, o consumidor mostra como foi interpelado pelo golpista, ainda no ambiente de chat do iFood: "Oi, boa tarde. Não sou daqui. Envia essa tua localização no número *, pois fica mais fácil pra encontrar". Sem desconfiar, o cliente fez o que foi solicitado, e não recebeu seu lanche.
Nos comentários da postagem, outros consumidores relataram já terem passado por situação semelhante.
Procurado pelo EXTRA, o iFood afirmou que está em contato com o cliente, e que o caso já foi esclarecido. "A empresa repudia desvios de conduta, sejam consumidores, estabelecimentos ou entregadores. A plataforma também mantém comunicações a fim de orientar clientes e parceiros sobre golpes e reitera que possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país".