Crise dos combustíveis rende memes contra o governo; confira
Redes sociais revelam como o cotidiano dos brasileiros é afetado pela alta nos preços da gasolina, do diesel e do gás, assim como a popularidade de Bolsonaro
A cada visita ao posto de combustíveis para abastecer, o brasileiro tem uma surpresa: o preço do litro de gasolina não é mais o mesmo da última parada. Caminhoneiros também já estão se habituando a ver os números mudarem nas bombas de diesel.
A alta dos combustíveis, que tiveram na semana passada mais um reajuste nas refinarias da Petrobras
, desencadeou mais uma crise política envolvendo a estatal, perturba os planos políticos de reeleição do presidente Jair Bolsonaro e alimenta a inflação.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
O liberal chateado com o preço da gasolina pode empreender e fazer sua própria gasolina caseira. Seja você mesmo sua Petrobras.
— Heribaldo Maia (@HeribaldoMaia) March 10, 2022
Mas, como a maior parte dos problemas nacionais, a remarcação nas bombas alimenta também memes nas redes sociais. Afinal, essas brincadeiras na internet há muito tempo são um bom termômetro de quanto um determinado tema mexe com o cotidiano das pessoas.
Se eu fecho os olhos, minha mente desenha você
— DaÝsa não Dáisa (@daysamartinss) March 11, 2022
Tapo os ouvidos, mas consigo escutar sua voz
Só de pensar que nunca mais eu vou te ver
Dói, dói, dói
Que mundo é esse tão cruel que a gente vive? #gasolina #brasil pic.twitter.com/8x1Io1jhgQ
Os reajustes nas bombas não perdoam ninguém, não importa a região do país, mas a internet também não. Ao motorista que não tem como fugir porque precisa tirar o carro da garagem resta fazer piada nas redes sociais. Nos últimos dias, brincadeiras sobre o alto custo dos combustíveis e o troca-troca no comando da Petrobras se tornaram objeto de vários memes.
Chegamos lá galera.. mais de 8 reais um litro de gasolina pic.twitter.com/yiU5JcRJ8f
— Phelype mula nolusco (@epylehp) March 11, 2022
Depois de a Petrobras perder o seu terceiro presidente em menos de quatro anos
, aumentou a esperança dos usuários de redes sociais de também ganhar sua indicação do presidente Jair Bolsonaro para presidir a estatal.
Não faltaram as brincadeiras com o Posto Ipiranga, apelido que o presidente Jair Bolsonaro deu para o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda antes de vencer as eleições. Baseado num comercial da rede, ele quis com isso dizer que Guedes é a sua melhor fonte de informações sobre economia. No entanto, segundo as redes, não é possível dizer que os motoristas tenham a mesma opinião.
Não para de subir! #gasolina #Petrobras #postoipiranga pic.twitter.com/6W1zZ8vVYu
— Alan Pandeló (@AlanPandelo) June 21, 2022
A situação anda tão complicada que, depois de abastecer, abrir a carteira pode provocar muitas decepções, apontam os internautas.
O pobre mortal após encher o tanque de gasolina ⛽️ pic.twitter.com/LaDu3NSa3U
— Lucas Rufino (@1milhaocom30) June 22, 2022
Ter carro em casa e não poder sair com ele por aí tem no rosto do Mr. Bean um bom resumo para a frustração.
Eu tenho um carro // Gasolina R$ 8,00 pic.twitter.com/Xs9thEczvm
— Renata Esteves (@restevesfrota) June 22, 2022
Por outro lado, a situação elevou a autoestima de quem não tem um possante na garagem.
Bloody Hell #gasolina #Ciclismo #chinesedemocracy pic.twitter.com/7j3pQs1dJu
— Américo João (@Rikko4Reel) June 22, 2022
Com poucos reais para abastecer, o tempo que se gasta na bomba agora é 'vapt-vupt': praticamente uma parada para abastecer um Fórmula 1, aponta um meme.
De posto de gasolina a Pit stop kkk coloquei 50,00, foi tão rápido que nem parece que parei para abastecer pic.twitter.com/jSZm9rzIqt
— Lissandra do LOL (@lisandrat44) June 22, 2022
E já tem até internauta montando o calendário com evolução dos preços mês a mês. O que ninguém sabe é qual será o valor da gasolina no fim do ano.
A projeção, no entanto, é pouco animadora, apontam os estatísticos da internet, materializando a principal preocupação do presidente Jair Bolsonaro. A inflação e a disparada dos combustíveis consome sua popularidade a menos de quatro meses para as eleições.
Metade do ano já foi e Bolsonaro segue inerte em relação aos sucessivos reajustes dos combustíveis.
— Verdade na Rede (@verdadenarede) June 17, 2022
GASOLINA DO BOLSONARO pic.twitter.com/OXs9bGufkT