Bolsonaro corta o IPI de videogames, em 2ª rodada de desoneração
Medida vale a partir do dia 1º. No caso de videogames com telas incorporadas e suas partes, a tarifa será zerada
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (16), em uma rede social, a redução do Imposto de Importação de videogames, consoles e seus acessórios. As novas tarifas passarão a valer a partir do próximo dia 1º de julho.
- A partir de 1º de julho, nas importações de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame, ao invés dos atuais 16%, a alíquota reduzida será de 12%.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 16, 2022
- Para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a redução é de 16% para 0%.
Nas importações de partes e acessórios de consoles, além de máquinas de videogame, a alíquota, atualmente de 16%, cairá para 12%. Já para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, o imposto será zerado.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
O Ministério da Economia não informou o impacto da medida.
Em agosto de 2021, o governo reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desses produtos. A queda foi de 30% para 20%. Esta é a quarta vez que Bolsonaro anuncia algum tipo de desoneração para videogames e produtos relacionados.
Segundo Bolsonaro, desde 2019, o governo vem reduzindo ou zerando impostos de produtos. Ele citou como exemplos remédios e insumos para combate à aids, ao câncer e à Covid-19, alimentos que compõem a cesta básica, combustíveis e bens de consumo.