Eletrobras: pré-candidatos da esquerda criticam venda, direita se cala

Candidatos da esquerda ao Planalto se manifestaram na redes sociais sobre o julgamento no TCU. Os da direita não comemoraram, nem reprovaram.

Lula, no dia do seu casamento, usou as redes sociais para defender a soberania energética do país

"Sem uma Eletrobras pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só que quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação. #LuzParaPoucos", publicou nas redes sociais.

Felipe Moreno

O líder das pesquisas também deu a entender que pode reverter a venda, se eleito

“Eu espero que os empresários sérios que querem investir no setor elétrico brasileiro não embarquem nesse arranjo esquisito que os vendilhões da pátria do governo atual estão preparando para a Eletrobras, uma empresa estratégica para o Brasil, meses antes da eleição”, escreveu Lula ainda em fevereiro.

Felipe Moreno

Um dos candidatos da 'terceira via', Ciro Gomes disse que a venda da empresa é "um crime"

"A privatização da Eletrobras é um CRIME! Quem foi que pediu isso, minha gente? Num país como o nosso, onde a energia é gerada principalmente pela água, essa privatização significa entregar ao capital estrangeiro o juízo de vida ou morte sobre nosso maior bem", publicou.

Luciano Rocha

O atual presidente, Jair Bolsonaro, não fez comentários sobre a sua provável primeira privatização

Nas redes sociais, o presidente criticou medidas de isolamento contra a Covid-19 e relembrou redução de impostos promovidas na sua gestão para combater a inflação.

Ivonete Dainese

Já o ministro do seu governo responsável pela empresa, Adolfo Sachsida, de Minas e Energia, agradeceu a Deus pelo resultado do julgamento no TCU

"O Plenário do TCU aprovou o processo de capitalização da Eletrobras. Trata-se de um dia histórico para o Brasil. O MME permanece comprometido em cumprir, de forma diligente e tempestiva, as próximas etapas do processo. Com a graça de Deus vamos em frente", disse em uma rede social.

Divulgação/Ministério de Minas e Energia

João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e André Janones (Avante) não se pronunciaram

Ivonete Dainese

Governo terá 3 'guerras' para avançar com privatização da Eletrobras

Entenda os próximos passos após julgamento no TCU!

Agência Brasil

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Juliana Nascimento

Siga também o perfil geral do Portal iG

Ludmila Pizarro - iG