INSS paga segunda parcela do 13º em maio; veja quando você recebe

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) paga neste mês de maio a segunda parcela do 13º para aposentados e pensionistas. A primeira rodada é paga a aposentados que ganham um salário mínimo (R$ 1.212) e possuem o final do Número de Inscrição Social (NIS) 1 e será depositada no dia 25.

Consulta

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde o mês passado. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Max Leone

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135

É preciso informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Martha Imenes

Calendário para quem recebe um salário mínimo de acordo com o final do NIS:

1 – 25 de maio; 2 – 26 de maio; 3 – 27 de maio; 4 – 30 de maio; 5 – 31 de maio; 6 – 1º de junho; 7 – 2 de junho; 8 – 3 de junho; 9 – 6 de junho; e 0 – 7 de junho.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo de acordo com o final do NIS

1 e 6 – 1º de junho; 2 e 7 – 2 de junho; 3 e 8 – 3 de junho; 4 e 9 – 6 de junho; e 5 e 0 – 7 de junho.

Alessandra Nogueira

Decreto

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este é o terceiro ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de Covid-19.

Martha Imenes

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Juliana Nascimento