Guedes apoia reajuste de 5% a servidores: "Linear para todo mundo"
Ministro da Economia disse que é impossível "eleitoralmente" conceder reajuste a uma categoria específica
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (22) que apoia a ideia de dar reajuste salarial para o funcionalismo, desde que seja linear para todas as categorias e não para um grupo específico, como defendia o presidente Jair Bolsonaro.
A ideia do Planalto era privilegiar as categorias de segurança pública, como policiais federais, mas Guedes alertou que a proposta esbarra na lei eleitoral.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia
"Seria melhor para o presidente, que atenderia a uma vontade, mais barato, mas não é eleitoralmente factível. Acaba tendo que ser linear para todo mundo, o que é bem mais caro", afirma Guedes.
De acordo com Guedes, o reajuste dos policiais federais custaria R$ 1,7 bilhão, enquanto o linear deve ficar na casa dos R$ 5,5 bilhões.
A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) informou nesta quinta-feira (21) que aprovou em assembleia o início de uma operação-padrão para pressionar o governo a atender as demandas da categoria. A corporação acusa Bolsonaro de usar a PF como "ferramenta publicitária e de marketing político".