INSS muda regras para concessão da aposentadoria

PRAZO PARA CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUAL

O INSS prorrogou o prazo "de graça" para beneficiários desempregados. Segundo a portaria, passa de 12 para 24 meses o prazo em que o contribuinte sem emprego fica isento do pagamento do benefício sem perder seus direitos.

Reprodução%3A ACidade ON

MUDANÇAS NO FORMULÁRIO PPP

Uma das portarias publicadas pelo INSS exclui a necessidade de carimbo com CNPJ e cargo no formulário Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), além de monitoração biológica para ter acesso à aposentadoria especial. A partir de agora, será necessário o CPF do responsável pela assinatura. de quem assinou o formulário.

Agência Brasil

HERDEIROS NÃO PODEM MELHORAR BENEFÍCIO

Herdeiros não poderão alterar qualquer informação de pedidos de requerimentos para desistência afim de melhorar o benefício do falecido ou reafirmação da Data de Entrada do Requerimento (DER) para obter vantagem, A medida também vale para complementação de contribuições.

Divulgação

MUDANÇAS NO AUXÍLIO-DOENÇA

O INSS não tirá contar como tempo especial a obtenção do auxílio-doença para segurados que exerciam atividades nocivas até 30/06/2020. Isso poderá prejudicar a obtenção da aposentadoria especial.

Márcia Foletto / Agência O Globo

DOCUMENTO PARA UNIÃO ESTÁVEL

A partir deste mês, o INSS não irá mais cobrar dois documentos para comprovar a união estável. Agora, apenas um documento será necessário para ter direito ao benefício. É importante lembrar que só valerá a união estável documentos que comprovem o relacionamento em até 24 meses antes do óbito.

shutterstock