Saque extraordinário do FGTS: veja como baixar o novo app da Caixa

Os trabalhadores vão poder consultar o valor do saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS nesta sexta-feira (8). Mas, para isso, será preciso baixar uma nova versão do aplicativo FGTS, disponível para download na App Store e na Play Store do Google.

No aplicativo, os trabalhadores com direito ao saque poderão consultar a data prevista e o valor que será creditado

Nele também será possível realizar a inclusão de informações cadastrais para criação de conta poupança social digital.

Sophia Bernardes

Com as novas funcionalidades, o trabalhador poderá, ainda, informar que não deseja receber o saque

Neste caso, o débito não será realizado na conta do FGTS. Também na nova versão do app, caso já tenha ocorrido o crédito dos valores, o trabalhador pode optar por desfazer o crédito automático na conta poupança social digital até 10 de novembro de 2022.

Felipe Moreno

Importante lembrar que, caso o crédito dos valores tenha sido feito e a conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos voltam para a conta do FGTS corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador, segundo informou a Caixa.

A Caixa alerta que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário, por exemplo.

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 13.09.2019

A partir dessa sexta, pela página fgts.caixa.gov.br, é possível ao trabalhador consultar se tem direito ao saque, assim como a data de crédito, conforme calendário de pagamento.

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.

Marcos Correa/PR - 12.5.2017

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias. O cliente pode realizar transações por meio do pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Os pagamentos vão ocorrer de 20 de abril a 15 de junho. A Caixa prevê a retirada de aproximadamente R$ 30 bilhões por cerca de 42 milhões de trabalhadores. O crédito é feito de forma escalonada, conforme calendário que segue o mês de nascimento do trabalhador.

Divulgação/Caixa Econômica Federal

Confira o calendário de saque do FGTS

Data de liberação/ Mês de aniversário: 20 de abril /janeiro 30 de abril/fevereiro 4 de maio/março 11 de maio/abril 14 de maio/ maio 18 de maio/ junho 21 de maio/ julho 25 de maio/ agosto 28 de maio/ setembro 1º de junho/ outubro 8 de junho/ novembro 15 de junho/ dezembro

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 13.09.2019

Fique ligado!

Aplicativo e site apresentam instabilidade!

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Juliana Nascimento