Banco do Brasil lança crédito para caminhoneiros e produtores rurais

Caminhoneiros autônomos poderão antecipar frete de mercadorias em até 120 dias. Já produtores rurais receberão apoio para preservação do meio ambiente

Banco do Brasil lança crédito para caminhoneiros e produtores rurais
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Banco do Brasil lança crédito para caminhoneiros e produtores rurais

O Banco do Brasil lançou nesta quinta-feira (7) uma modalidade de crédito para caminhoneiros autônomos. Batizada de "BB Antecipa Frete", ela permite a esses profissionais antecipar em até 120 dias o frete de mercadorias.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

A linha terá juros a partir de 1,79% ao mês.  A operação poderá ser realizada por meio digital, pelo aplicativo do banco. Para acessar o crédito, é preciso que o tomador seja cliente e seja vinculado a transportadoras conveniadas ao Banco do Brasil.  

Segundo o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a instituição conta com 2,5 mil empresas do segmento que são correntistas e 132 mil caminhoneiros que são clientes. 

"Considerando a renda média destes clientes, estamos falando de um potencial de quase R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados. E o Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas".

A categoria está entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou do evento de lançamento da medida na sede do BB. 

Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, comentou a novidade: "Muitas vezes, o caminhoneiro tira do próprio bolso para pagar o combustível e paga com a carta frete. A carta frete, às vezes, leva 10% do valor do combustível, e agora o Banco do Brasil vem com a taxa de 1,79%".

Durante o evento, o BB anunciou também a emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural (CPR Preservação), com objetivo de apoiar produtores rurais na preservação do meio ambiente.

O segmento do agronegócio também faz parte do grupo de apoiadores de Bolsonaro.

A nova modalidade de crédito possibilita a monetização da área preservada, tendo como lastro para o financiamento a vegetação nativa do imóvel rural.

Na prática, os produtores terão acesso a recursos adicionais para arcar com custos decorrentes das atividades produtivas e de conservação.

A política ambiental do governo tem recebido críticas dentro e fora do país.