TSE analisa se baixar preço dos combustíveis fere lei eleitoral

Planalto se mostrou preocupado com responsabilização de Bolsonaro em conceder benefícios fiscais próximo do pleito

Governo quer reduzir impostos para aliviar pressão sobre Bolsonaro
Foto: Reprodução: ACidade ON
Governo quer reduzir impostos para aliviar pressão sobre Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar nesta terça-feira (22) se reduzir impostos de combustíveis fere a legislação eleitoral. A consulta feita pelo governo mostra a preocupação de aliados de Jair Bolsonaro (PL) com uma possível responsabilização por conceder benefícios em ano eleitoral.

Os combustíveis são o principal alvo de críticas à Bolsonaro neste começo de ano. Há duas semanas, a Petrobras reajustou os combustíveis entre 18% e 24,9%.

A intenção do governo é reduzir alíquota de PIS/Cofins para aliviar os preços nas bombas. Além disso, o Planalto sancionou a fixação de alíquota de ICMS para os estados e aguarda a criação de um fundo de estabilização para os combustíveis.

Quer ficar bem informado sobre tudo que acontece na economia do Brasil e do Mundo? Acompanhe o  canal do Brasil Econômico no Telegram

Bolsonaro ainda pressiona o ministro da Economia, Paulo Guedes, a conceder um subsídio para o diesel aos caminhoneiros. A preocupação é que a categoria deixe de o apoiar nas eleições.

O advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco, deverá participar da análise. A reunião, no entanto, não tem poder de julgamento.

Ministros do TSE defendem não julgar o mérito, devido ao questionamento da AGU não se tratar de caso específico.