Prefeitura de SP propõe acordo para antecipar pagamento de precatórios

Desde 20 de janeiro deste ano, 671 acordos foram fechados para pagamento dos precatórios

Sede da Prefeitura de São Paulo
Foto: Guilherme Cunha/ SMTUR
Sede da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo fechou o primeiro mês de vigência do Edital que permite a realização de acordo com as pessoas que possuem precatórios junto à Administração Municipal, IPREM, AHM, Serviço Funerário, SPTrans e SP Urbanismo com 671 acordos firmados. O prazo para a negociação teve início em 07 de fevereiro e o último dia é 29 de abril.

O precatório é uma solicitação de pagamento feita pelo Presidente do Tribunal de Justiça a um ente público quando condenado judicialmente a um pagamento. Assim, se o cidadão venceu uma ação e não cabe mais recurso, passa a aguardar o pagamento do precatório. A quitação é organizada em listas e obedece a uma ordem por ano da expedição da sentença. Atualmente, a Prefeitura de São Paulo está pagando precatórios expedidos em 2004 e tem o prazo até 31/12/2029 para quitar o seu estoque.

Para as pessoas que quiserem receber antecipadamente os valores a que tem direito, a Prefeitura publicou edital que estabelece as condições para a antecipação mediante desconto no valor total a receber, chamado deságio. Para precatório de 2003 a 2005, o desconto é de 25%. Já os de 2006 a 2007, o pagamento é 70% do valor inicial.

Quer ficar bem informado sobre tudo que acontece na economia do Brasil e do Mundo? Acompanhe o  canal do Brasil Econômico no Telegram

Para aqueles que querem antecipar precatórios expedidos de 2008 a 2015, receberão 65% do valor total e quem tem direito a receber de ações definidas de 2016 a 2022 terão desconto de 40%. Mais informações sobre os deságios estão na página pgmsp.net/acordosprecatorios .

Os interessados que considerarem o acordo ser vantajoso para firmar com a Prefeitura devem ter a intermediação de um advogado no próprio processo, com os procedimentos de solicitação de forma totalmente on-line.