Veja as empresas que suspenderam as operações na Rússia

APPLE

A Apple vai suspender a venda de iPhones na Rússia. A multinacional decidiu aderir ao boicote imposto por outras empresas após o país invadir a Ucrânia. Aplicativos como Apple Pay e outros serviços foram limitados. Alguns usuários ainda conseguem acesso à loja online, mas os aparelhos e acessórios já não estão mais disponíveis para entrega.

Luciano Rocha

FACEBOOK, INSTAGRAM E WHATSAPP

A Rússia restringiu o uso do Facebook após as sanções dos Estados Unidos após Vladimir Putin autorizar a ação militar na Ucrânia. A Meta, empresa que controla as redes sociais, informou ainda que ucranianos poderão bloquear suas contas por segurança. Uma equipe específica foi encarregada de cuidas das contas.

Bruno Gall De Blasi

YOUTUBE

Lorena Amaro

MSC

A empresa de cruzeiros anunciou a interrupção dos serviços pela Rússia em resposta ao ataque à Ucrânia.

O Antagonista

FEDEX

A FedEx também suspendeu suas operações na Rússia tanto para entrega quando para exportação de produtos.

Calebe Murilo

AERCAP

Maior empresa de leasing de aeronaves do mundo, a AeroCap informou que pedirá para que aéreas russas devolvam os aviões emprestados de suas frotas. Segundo dados divulgados pela própria AeroCap, 5% de seus aviões foram para companhias russas.

shutterstock

BOEING

A Boeing suspendeu as operações em Moscou e restringiu o acesso de funcionários e parceiros na Rússia.

Reuters/Jim Young

AIRBUS

A Airbus interrompeu o fornecimento de serviços para companhias aéreas russas, além de suspender suas operações em aeroportos do país. Fornecimento de peças para empresas russas também foi impactado.

Gabriel Arajo

HSBC

O banco britânico HSBC interrompeu acordos com bancos russos e suspendeu sua operação no país.

Lorena Amaro

VISA E MASTERCARD

Visa e MasterCard também suspenderam parte de suas atividades na Rússia. Seus sistemas de pagamentos estão indisponíveis no país após o ataque russo à Ucrânia. Algumas atividades ainda estão em vigência, mas há expectativa do governo americano de suspensão total das operações.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

SHELL

A Shell informou nesta semana que irá interromper as operações na Rússia, incluindo o funcionamento da sua unidade Sakhalin 2 LNG, responsável por 27,5% de participação em sua produção.

Divulgação

RENAULT

A empresa francesa interrompeu a exportação de veículos e suas operações na Rússia após o ataque à Ucrânia.

Renault/Divulgação

GENERAL MOTORS

A General Motors foi outra empresa que suspendeu as operações na Rússia. As mudanças fazem parte de um pacote de sanções feitas por empresas dos Estados Unidos contra os russos.

Divulgação