Carnaval: o que abre e fecha no Rio, São Paulo, BH, Salvador e Recife

INSS e Correios não funcionarão na segunda e terça-feira do feriado; transporte público sofre alterações e serviços de saúde serão mantidos normalmente

Foto: Divulgação
Carnaval: o que abre e fecha no Rio, São Paulo, BH, Salvador e Recife

O aumento de casos de Covid-19 no Brasil, devido ao alto potencial de disseminação da variante Ômicron, forçou cidades e estados a adiar ou cancelar as celebrações do Carnaval pelo segundo ano consecutivo. Alguns desses locais retiraram os pontos facultativos que geralmente mantinham na data e reformularam a agenda de funcionamento de serviços públicos entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

No estado do Rio de Janeiro, a data que marca o carnaval é feriado estadual desde 2008, o que significa que a folga da terça-feira, determinada por meio de lei, não será alterada. Em algumas cidades e estados, é costume decretar ponto facultativo, como é o caso de São Paulo, que manterá a dispensa entre 28 de fevereiro e 2 de março. Neste ano, Bahia, Pernambuco e a cidade de Belo Horizonte, que tiveram suas festas de rua suspensas, não terão ponto facultativo.

Confira abaixo o que abre e o que fecha no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife:

Bancos fecharão nos dias 28 de fevereiro e 1° de março

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), seguindo resolução do Banco Central, manteve a folga dos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1° de março (terça-feira) para seus funcionários, e as agências bancárias ficarão fechadas. Na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h, os bancários retornarão ao trabalho com encerramento em horário normal de fechamento das sucursais.

A Febraban orienta que seus clientes usem os canais digitais de atendimento para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Shoppings poderão funcionar em horário especial

Com relação aos shopping centers, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que no sábado e na segunda-feira  a diretriz é o funcionamento normal, das 10h às 22h. No domingo, o horário será das 14h às 20h, com a praça de alimentação podendo operar até às 23h. Já na terça-feira, o horário será reduzido das 14h às 20h e na quarta-feira de cinzas será das 12h às 22h, podendo iniciar as operações a partir das 10h, conforme opção do empreendimento.

INSS: retorno na quarta-feira

Em todo Brasil as agências do INSS estarão fechadas para o atendimento ao público na segunda-feira e na terça-feira. Na quarta- feira, a partir das 14h, o atendimento será retomado para pessoas que estiverem com o horário marcado. O horário diferenciado de atendimento segue o calendário de pontos facultativos do Governo Federal.

Durante o Carnaval, a central de atendimento 135 funcionará normalmente de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília. O segurado pode ligar para o telefone para realizar agendamentos, tirar dúvidas ou acompanhar seu pedido de benefício.

Correios: agências fechadas no Carnaval

As agências que costumam abrir no sábado, terão expediente normal no dia 26 de fevereiro. Os Correios não atuarão na segunda-feira e nem na terça-feira, as agências ficarão fechadas. As atividades serão retomadas na quarta-feira, após o 12h A Central de Atendimento (CAC) também não fará  atendimento na segunda e terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira, a CAC retomará o atendimento normalmente, das 8h às 20h.

Rio de Janeiro

Metrô

O MetrôRio informou que o funcionamento do sistema metroviário neste fim de semana e no feriado de carnaval será nos horários regulares de operação. No sábado, na segunda e quarta-feira de cinzas, as estações abrem das 5h à meia-noite. Já no domingo e na terça-feira, feriado de carnaval, a operação será das 7h às 23h.

No fim de semana e no feriado de terça-feira, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Já na segunda-feira e na quarta-feira de Cinzas, a transferência será nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea  também seguirão os horários de rotina.

Trem

A SuperVia informou que no sábado e no domingo os trens seguirão a programação regular. Na segunda-feira, as comitivas vão operar com a grade de sábado, com inclusão de trens extras (tabela abaixo) e na terça-feira, feriado de Carnaval, a operação seguirá a grade horária de domingos programada para cada ramal.

No restante da semana (quarta, quinta e sexta-feira), os trens circularão de acordo com a grade regular de dias úteis. 

Barca

A CCR Barcas afirmou que vai operar com a grade de domingos e feriados na segunda, terça e quarta-feira de cinzas, na linha Arariboia. Sendo assim, as travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói. Nesses três dias não haverá operação nas linhas Cocotá e Charitas.

As linhas Paquetá e da Divisão Sul não sofrerão alterações, funcionarão com grade de dias úteis na segunda e na quarta, e com grade de feriados na terça-feira.

VLT

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca manterão suas operações normais entre sábado e terça, das 6h à meia noite, com cerca de 10 a 20 minutos entre as estações. Usuários que precisarem se programar podem consultar o trajeto e próximas viagens no aplicativo VLT Carioca ou no site www.vltcarioca.com.br.

Ônibus

A Rio Ônibus informou ao GLOBO que os coletivos da cidade continuarão a circular nos horários rotineiros das linhas.

Saúde

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que como todos os serviços essenciais, as unidades de atendimento do estado irão funcionar normalmente.

São Paulo

Ônibus

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), na segunda e na quarta-feira, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela instituição que atuam nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba seguirão a programação horária de sábado. Na terça-feira, os coletivos funcionarão com a tabela horária de domingo.

Na Baixada Santista, na segunda e na quarta-feira, as linhas da EMTU com maior demanda de passageiros terão programação normal de dia útil e as demais linhas que não necessitarem de tal demanda, seguirão horário de sábado. Na terça-feira, todos os serviços funcionarão com tabela horária de domingo.

A SPTrans informou que no final de semana, na segunda e quarta-feira o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes.

O Posto Central estará fechado durante o feriado e reabre na quarta-feira, às 8h. As lojas Augusta, Jabaquara e Santana estarão abertas somente na segunda-feira, permanecendo fechadas no sábado, domingo e terça, voltando ao funcionamento normal na quarta-feira.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Metrô

A Companhia do Metropolitano de São Paulo afirmou que, no domingo,  as estações da linha 1 (azul) ficarão fechadas até 14h para a realização de teste do novo modelo de Sinalização e Controle de Trens (CBTC), mas como contrapartida o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus do sistema PAESE no trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos, das 4h40 às 14h.

Fora essa questão, o funcionamento do sistema será normal nos dias do período de Carnaval, com as estações abrindo às 4h40 e fechando à meia-noite. A instituição também pontuou que irá monitorar a circulação de passageiros e, se necessário, injetará mais trens que o previsto na programação para atender as pessoas que se deslocaram aos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, durante os dias de Carnaval.

Nas Linhas 4 (Amarela) e 5 (Lilás), no sábado e domingo, a operação segue padrão para o fim de semana. Na segunda e terça, as circulações serão equivalentes à de um sábado e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. Na quarta, operação normal. Nas linhas 8 e 9, a partir de segunda, a oferta de trens será a normal de dias úteis.

Trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disse que na segunda-feira, todas as linhas vão funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos médios programados como se fossem para um sábado e na terça como se fosse um domingo. Na quarta-feira a operação será normal em todo o dia.

Saúde

A Prefeitura de São Paulo disse que a vacinação contra a Covid-19 estará disponível durante toda data de carnaval, em pontos específicos da capital, e os postos de saúde da cidade continuarão atuando normalmente.

No sábado, a SMS realizará a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 8h às 19h, para aplicação de primeira, segunda e dose adicional em crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos.

No domingo, a vacinação ocorrerá exclusivamente para os adolescentes e adultos nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nos números 2.371 e 266) das, entre 8h e 16h. Nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, serão das 8h às 17h. Não haverá vacinação no parque Ceret.

Na segunda e terça-feira, a vacinação ocorrerá nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h, para crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos. Na quarta-feira de cinzas , a vacinação estará disponível das 8h às 19h. A partir do meio-dia, toda a rede volta a vacinar.

Salvador

Transporte público

A operação de transportes públicos funcionará normalmente durante todo período em que a festa aconteceria,  inclusive no final de semana, sem alterações ou reduções.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador afirmou que as atividades dos postos de atendimento não serão afetadas pela data,  funcionando de segunda à sexta, das 08h às 17h. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estarão atuando 24h, em sistema ininterrupto.

Pernambuco e Belo Horizonte

Por conta do cancelamento das festas e do ponto facultativo no Carnaval, feito pelo governo de Pernambuco, todas as organizações públicas devem abrir as portas normalmente. O transporte público  funcionará sem alterações e a vacinação também. O mesmo deve acontecer em  Belo Horizonte, que  também não haverá ponto facultativo, e as festas de rua estão proibidas.