Imposto de Renda: prazo para enviar comprovantes termina em uma semana

Empresas e instituições financeiras têm até o próximo dia 28 para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Essas informações serão usadas para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, cujo prazo de entrega está previsto para o início de março.

Para que servem?

Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou impostos.

Fernanda Capelli

Por onde enviar?

Os comprovantes não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar as informações por e-mail, por meio de links na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis.

Pixabay

O que acontece com quem não enviar?

Aqueles que não enviarem os comprovantes dentro do prazo ou os disponibilizarem com erros estarão sujeitos a pagamento de multa.

Fernanda Capelli

Comprovantes de rendimento do INSS

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem pegar os comprovantes na internet. O documento pode ser acessado pelo site ou aplicativo "Meu INSS".

Martha Imenes

Prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022

O calendário de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 deve ser divulgado pela Receita Federal nos próximos dias. Normalmente, o prazo tem início no primeiro dia útil de março e segue até o fim de abril.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Prazo foi adiado em 2020 e 2021

O prazo para declarar o Imposto de Renda foi estendido nos últimos anos em razão da pandemia de Covid-19. A declaração pôde ser entregue até 30 de junho em 2020 e até 31 de maio em 2021.

FreePik

Imposto de Renda: veja os documentos necessários para a declaração

Redação 1Bilhão Educação Financeira