BC: Veja como consultar e resgatar valores de familiares falecidos

BC irá divulgar procedimentos para resgate em breve. Recursos serão liberados em março

Os recursos "esquecidos" nos bancos de brasileiros que morreram também poderão ser resgatados por terceiros, de acordo com o Banco Central. O mesmo vale para empresas já encerradas.

Já é possível consultar se há recursos esquecidos vinculados a uma pessoa ou empresa no sistema lançado pelo Banco Central. Para isso, é preciso acessar o site do BC tendo em mãos o número de CPF do titular falecido e data de nascimento ou o CNPJ e data de abertura da empresa.

pixbay

Já o resgate dos recursos estará disponível a partir de março. Segundo o Banco Central, terão direito aos recursos de pessoas já falecidas "terceiros legalmente autorizados", que inclui procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado.

Os procedimentos para que terceiros solicitem o resgate dos recursos, porém, ainda não foram detalhados pelo BC.

Redação 1Bilhão

"O Banco Central divulgará, em breve, informações sobre procedimentos adicionais a serem adotados por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)", informou, em nota.

Gabriel Cantu

Veja como consultar e resgatar valores no site do BC:

Acesse o site do Banco Central No caso de pessoa física, informe CPF e data de nascimento; No caso de empresas, informe CNPJ e data de abertura; Em caso de valores a receber, o sistema informará uma data de retorno ao site para que seja solicitado o resgate do saldo existente; Anote a data e o horário agendados; No dia agendado, acesse o site do BC e use seu login do portal Gov.br para solicitar o resgate.

pixbay

Confira o calendário de agendamento para resgate do dinheiro:

Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano, terá uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3; Quem nasceu entre 1968 e 1983 ou abriu empresa neste período, terá uma janela de 14/3 a 18/3. A data de repescagem é 19/3; Quem nasceu após 1983 ou abriu empresa após esse ano, terá uma janela de 21/3 a 25/3. A data de respecagem é 26/3;

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

E se eu perder o agendamento ou a repescagem?

Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno. Haverá ainda uma data para repescagem de acordo com a data do nascimento, como acontece com a vacinação contra a Covid. Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

Pixnio