BC divulga site para sacar "dinheiro esquecido"; veja como consultar

A partir do dia 14 de fevereiro o Banco Central coloca no ar um novo site exclusivo para a consulta ao 'dinheiro esquecido' em bancos, que pode chegar a R$ 8 bilhões, segundo cálculo da instituição.

O acesso será feito pelo endereço valoresareceber.bcb.gov.br, mas só a partir da semana que vem.

O novo sistema traz instruções de como fazer o resgate de valores. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o SRV com o login Registrato, como ocorreu na primeira etapa da consulta.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Agora, a exigência é que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br, que reúne serviços públicos federais, no nível prata ou ouro, para acessar o SRV.

Ao fazer a consulta pelo novo site, o cidadão saberá se tem algum valor a receber. Caso tenha algum 'dinheiro esquecido', ele receberá as datas para conhecer os valores e solicitar a transferência a partir do dia 7 de março.

Fernanda Capelli

Passo a passo para resgatar o dinheiro

A partir do dia 14/02, você pode acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. Informe seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem algum ‘dinheiro esquecido’.

Rodrigo Digital

Feita a consulta, o sistema vai informar se você tem ou não valores a receber. Caso tenha dinheiro para sacar, preste atenção na data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data será um agendamento, e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência nesse dia.

Para fazer o resgate do dinheiro, você precisa ter uma conta na plataforma Gov.br. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo app Gov.br.

Pedro Knoth

Para conseguir movimentar os valores, você precisa ter um cadastro nível prata ou ouro nesta plataforma. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o sistema com o login Registrato.

Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, usando seu login Gov.br nível prata ou ouro para saber qual o valor disponível para saque e solicitar a transferência.

pixbay

Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno. Você não perderá o direito aos valores em seu nome, que continuarão nos bancos pelo tempo necessário até que seja feita a solicitação da devolução.

pixbay