Sem dinheiro esquecido? Saiba fazer uma grana extra no começo de 2022

Adesão ao saque-aniversário do FGTS, resgate do PIS/Pasep ou ajuste nas pendências do IR para receber restituição são opções

Cédulas de real
Foto: pixbay
Cédulas de real

A explosão de acessos ao site do Banco Central no início da semana por quem buscava verificar se havia dinheiro "esquecido" nos bancos mostrou como os brasileiros estão sedentos por um dinheirinho extra para complementar a renda. 

Com inflação de dois dígitos, desemprego elevado e contas de luz e gás cada vez mais caras, cada real é bem-vindo. Ainda mais no momento das tradicionais despesas de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.

O sistema de consulta do BC foi temporariamente suspenso devido à alta demanda. Mas essa não é a única maneira de encontrar uma saída rápida para receber dinheiro. Trabalhadores que tenham recebido em média dois salários mínimos mensais em 2020 podem ser elegíveis a saques do PIS/Pasep se cumprirem determinados requisitos, por exemplo.

Há ainda a possibilidade de aderir ao saque-aniversário do FGTS. E, se você caiu na malha fina do Imposto de Renda, vale acelerar a solução das pendências para receber a restituição, caso você tenha direito a ela. 

O professor de finanças da Fundação Instituto de Administração (FIA) e analista de investimentos André Massaro lembra que há opões de financiamento, mas adverte para os riscos de longo prazo.

"Crédito nunca é a solução ideal para um problema financeiro. Ele é como se fosse um analgésico. Ele não vai curar a doença, mas alivia a dor momentaneamente, podendo trazer problemas mais tarde", explica Massaro.

Para ele, o mais importante é fazer um planejamento. Mas se o orçamento está apertado, há outras alternativas para aumentar a receita debaixo de nossos olhos. Ele cita a possibilidade de aluguel de um cômodo da casa ou mesmo de objetos, como ferramentas e bicicleta, via plataformas especializadas.

"Há a chance de transformar recursos ociosos em dinheiro. São coisas que a pessoa já tem e que podem ser cedidas para outras pessoas."

Confira a seguir um guia para levantar recursos rapidamente, para ajudar a pagar os boletos do próximo mês.

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário é uma modalidade de resgate dos recursos do FGTS. Ele permite que o trabalhador saque uma parcela do FGTS no mês do seu aniversário. Até dezembro de 2021, 17,9 milhões de trabalhadores optaram por essa modalidade, com saques totais de R$21,1 bilhões.

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?

Antes de solicitar o resgate, o trabalhador deve verificar o saldo das contas no App FGTS ou pelo site www.caixa.gov.br/extrato-fgts, informando o CPF ou o NIS (Número de Inscrição Social, também chamado de PIS/Pasep ou NIT). É preciso realizar um cadastro, caso já não o tenha.

Depois de consultar o saldo, o trabalhador deve optar pela opção saque-aniversário no aplicativo e solicitar o resgate. Outra opção é ir a uma agência da Caixa.

Qual o valor do saque-aniversário do FGTS?

O saque fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. O valor total a ser sacado é um percentual que varia de 5% e 40% do saldo do Fundo

Mas quem aderir ao saque-aniversário perde o direito a resgatar os recursos em caso de demissão sem justa causa, passando a receber apenas a multa sobre o saldo do FGTS.

Resgate do PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições tributárias realizada pelas empresas e órgãos públicos, destinada aos profissionais dos setores privado e público. 

O objetivo é financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita destas entidades.

O governo liberou na semana passada consulta para os trabalhadores que desejam saber se têm direito ao benefício.

Os pagamentos deste ano começam a ser realizados em 8 de fevereiro aos profissionais do setor privado, por meio da Caixa, e em 15 de fevereiro aos servidores públicos, através do Banco do Brasil.

Como saber se tenho direito ao PIS/PASEP?
É preciso se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Ter recebido por pelo menos 30 dias de trabalho em 2020
  • Ter trabalhado com carteira assinada em 2020
  • Ter recebido, em média, até no máximo dois salários mínimos mensais em 2020
  • Estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos
  • Que o seu empregador tenha atualizado seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)
  • Como consultar o valor do PIS/PASEP?
  • Para ter acesso às informações do Abono Salarial na Carteira de Trabalho Digital, é necessário que o trabalhador atualize o aplicativo, depois acesse a aba Benefícios e Abono Salarial, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

O download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal gov.br. Para obter o documento digital, o trabalhador vai precisar do número do CPF e deverá criar uma conta autenticada no portal gov.br.

Também é possível baixar o app no site da caixa.

Restituição do Imposto de Renda

Mais de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos, por inconsistências nas declarações do Imposto de Renda, mas que acertaram as pendências com a Receita, podem consultar os lotes residuais de restituições do IR Pessoa Física (IRPF).

Para saber se você tem algo a receber, acesse a página da Receita na internet, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida,  "Consultar a Restituição".  Depois, clique no botão iniciar e coloque seu CPF.

Se identificar alguma pendência na declaração, você pode retificá-la, corrigindo as informações que estão erradas.

O próximo lote de restituição será pago em 31 de janeiro deste ano. Serão devolvidos aos contribuintes mais de R$ 280 milhões nesse dia.

Venda de milhas
Como faço para ganhar e vender milhas?

As milhas aéreas são concedidas pelas companhias aos clientes cadastrados como retribuição por voar com a empresa. Distância percorrida, qual a classe da cabine e o valor da tarifa são alguns dos fatores que influenciam na quantidade de milhas a serem recebidas.

No entanto, apesar de muitos as utilizarem para garantir descontos nas próximas viagens e outros serviços, também é possível usá-las de outra forma, inclusive vendê-las.

Para conseguir vendê-las, é necessário transferir os pontos para algum programa de fidelidade. Há diversos sites especializados e seguros para realizar as transações. Os pontos acumulados com compras de cartão de crédito também podem ser convertidos em milhas e, em seguida, vendidos. 

Como converter milhas em dinheiro?

Alguns programas de fidelidade também disponibilizam a opção de cashback, isto é, transformar os pontos em dinheiro enviado diretamente para a conta bancária do cliente. Há informações em sites das companhias aéreas.

Grupos de desapego

Sabe aquela roupa que não cabe mais em você ou o brinquedo que seu filho não usa mais? Anunciá-los em sites ou grupos de desapego são uma solução para levantar dinheiro e ainda arrumar espaço no armário.

Em geral, você precisa ser convidado a participar desses grupos, seja no WhatsApp ou no Facebook. A dinâmica é semelhante. São postadas fotos com os produtos vendidos e os preços. Quem se interessa inicia uma negociação.

É comum que os grupos sejam divididos por idade (roupas para crianças de até 5 anos, por exemplo) ou mesmo por bairro, para facilitar a entrega.

Aluguel de quarto ou apartamento

Outra opção que pode se tornar uma solução rápida para conseguir uma graninha extra é o aluguel de imóveis ou quartos por temporada, como em plataformas no estilo AirBnb.

Para se tornar um anfitrião, é preciso realizar um cadastro no site ou aplicativo da empresa (disponível na Play Store e na App Store). O cadastro é sujeito à aprovação e outros requisitos da plataforma.

Há outras plataformas voltadas especificamente para aluguel de quartos, como WebQuartos e RoomGo.

É possível também alugar objetos, como ferramentas ou sua bicicleta que está parada na garagem.

Pesquisas de opinião

Há ainda a possibilidade de sites de pesquisas de opinião, que costumam pagar uma pequena quantidade de dinheiro por cada participação. É comum que empresas especializadas na avaliação de atendimentos, serviços e produtos disponibilizem esse tipo de serviço, com critérios variados de obtenção de pontos.

A maioria desses sites, como o Toluna, GlobalTestMarket e The Panel Station, funcionam com o acúmulo de pontos, obtidos por meio das pesquisas, e podem ser convertidos em dinheiro pelo PayPal (que exige cadastro no site), ou, em alguns casos, utilizados como cupons de desconto em outras plataformas.