Recebedores do Auxílio Brasil já podem se inscrever para cursos do MEC

Serão oferecidas até 23,5 mil vagas

Recebedores do Auxílio Brasil já podem se inscrever para cursos do MEC
Foto: Reprodução: ACidade ON
Recebedores do Auxílio Brasil já podem se inscrever para cursos do MEC

O Ministério da Educação abriu vagas para cursos gratuitos de empreendedorismo para beneficiários do Auxílio Brasil. A ideia é profissionalizar até 23,5 mil inscritos no CadÚnico até o fim de 2022. 

Por enquanto, estão sendo ofertados cursos de Microempreendedor Individual (MEI), dentro do programa Qualifica Mais Progredir, realizado pelo MEC em parceria com o Ministério da Cidadania. Eles são presenciais e têm duração de 160 horas, informa o portal Terra. 

Segundo informou o MEC, as inscrições já estão abertas nos institutos federais de Alagoas (IFAL) e do Piauí (IFPI). Em Maceió, 800 vagas foram disponibilizadas. As inscrições para o curso vão até quinta-feira (23). Já em Teresina há 300 vagas disponíveis na capital e outras 50 vagas no Campus Teresina Dirceu Arcoverde e os alunos receberão uma bolsa de R$ 4 por hora frequentada, que pode chegar a R$ 640.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) realiza, até 2 de janeiro de 2022, seleção para instrutores do curso de MEI e também para o curso de eletricista de sistemas renováveis, do programa Qualifica Mais Energia. Os alunos receberão auxílio financeiro e o material a ser usado no curso.

Na Paraíba o IFPB deve abrir as inscrições neste mês para 1.700 vagas, sendo 700 no Campus João Pessoa, 500 no Campus Campina Grande e 500 no Campus Santa Rita.

Estão aptos a participar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Caso as vagas não sejam preenchidas por servidores, elas poderão ser ofertadas a outros membros da comunidade.

Documentos

Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter 18 anos ou mais; ensino fundamental completo e preencher corretamente o formulário online.

A escolha para as vagas será feita aleatoriamente por meio de um sistema matemático.

Todas as instituições pedem comprovante de residência, de estudos e de recebimento do Auxílio Brasil. Os documentos deverão ser apresentados no ato de efetivação da matrícula.