1.237 cargos já foram entregues na Receita Federal, aponta Unafisco

Movimento dos servidores é uma forma de pressionar o governo federal a promover reajuste salarial.

1.237 servidores já entregaram cargos na Receita Federal
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
1.237 servidores já entregaram cargos na Receita Federal

O número de cargos entregues na Receita Federal já chega a 1.237, segundo informações da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco). O movimento dos servidores é uma forma de pressionar o governo federal promover reajuste salarial.

"A entrega de cargos foi maciça e toda documentada. Nas aduanas os reflexos já são vistos. No Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais) as sessões estão sendo adiadas semanalmente à medida que o decreto (que trata do reajuste dos servidores) não é publicado", pontua o presidente da Unafisco, Mauro Silva.

O pedido de suspensão das sessões de julgamento em janeiro de 2022 foi protocolado no fim do ano. Ao todo, 63 servidores federais da Receita Federal assinam o pedido de suspensão. O ato conta com assinaturas de turmas completas, que se recusam a se reunir no primeiro mês de trabalhos do órgão no próximo ano.

No pedido, os conselheiros criticam a redução "drástica” do orçamento destinado à manutenção das atividades da Receita Federal. "Impossibilitam a regulamentação do bônus de eficiência dos auditores-fiscais e levaram esta categoria de servidores a deliberar, em assembleia nacional, por adotar a seguinte postura", enfatizam.