Inflação acima dos 10%: Veja quais contas devem ser impactadas

IPVA

Com o aumento da inflação e valorização de carros novos e usados irá impactar fortemente no Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA). Em alguns casos, o reajuste poderá chegar a R$ 800. Para tentar aliviar o reajuste, estados propuseram aumentar a possibilidade de parcelamento do imposto. Em São Paulo, por exemplo, o IPVA poderá ser dividido em cinco vezes.

Pixabay

IPTU

Prefeituras já informaram que irão reajustar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Em São Paulo, por exemplo, estipulou a alíquota de até 10%, mesmo se a inflação subir mais que o índice.

Getty Images

Mensalidade escolar

O aumento da inflação também impactará as mensalidades escolares. A compra de equipamentos tem pesado no bolso escolar e isso será repassado para os alunos. A expectativa de sindicatos é que o reajuste chegue a 12%.

Divulgação

Combustíveis

Vilão da inflação em 2021, os combustíveis devem continuar subindo nos próximos meses. A expectativa é que o dólar continue subindo no Brasil e o mercado internacional mantenha os reajustes no preço do barril.

Arquivo/Agência Brasil

Conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já informou que manterá o aumento na conta de energia elétrica. Embora a situação de escassez hídrica tenha melhorado, a agência acredita que a inflação deverá provocar o reajuste nas taxas energéticas.

Fernanda Capelli