Veja cinco motivos para o INSS suspender sua aposentadoria

Reabilitação

Quando o funcionário não tem condição de trabalhar (incapacidade laboral) por um período, o beneficiário passa a receber a aposentadoria em formato de auxílio. Os valores e a forma em que as parcelas serão pagas variam caso a caso. Quando ele volta as atividades, o INSS bloqueia o benefício, já que o funcionário terá seu salário pago normalmente.

LINCON ZARBIETTI/17.4.2015

Salário maternidade

Beneficiárias do INSS que engravidam durante o período e trabalho e precisam de afastar deixam de receber o antigo auxílio. A partir do afastamento, ela receberá o salário maternidade, que varia dependendo do salário da funcionária. Após o período de licença, ela terá o benefício bloqueado pela Previdência.

shutterstock

Inconsistências cadastrais

Ao atualizar os termos da prova de vida, o beneficiário deve ficar atento a cada informação prestada ao INSS. Qualquer erro na hora do cadastro, poderá suspender o pagamento da aposentadoria ou outros benefícios da Previdência Social. Entre os erros mais comuns estão documentos de identidade e endereço do beneficiário.

Reprodução%3A ACidade ON

Prisão

Caso o aposentado seja preso, o INSS irá bloquear a aposentadoria recebida. Isso porquê a Reforma da Previdência Social, aprovada em 2019, prevê que detentos não têm direito a aposentadoria.

Reprodução/ Veja

Prova de Vida

A não realização da Prova de Vida fará o INSS suspender a sua aposentadoria após três meses de atraso. Todo ano, aposentados devem atualizar os dados e comprovar a vida para continuar recebendo os benefícios previdenciários. Após seis meses de atraso, o benefício será cancelado.

Reprodução%3A iG Minas Gerais