Passei em um concurso público, mas nunca fui chamado; o que fazer?

Estabilidade, remuneração, crescimento profissional... Esses são alguns dos motivos que fazem com que muitos brasileiros sonhem com a aprovação em um concurso público. Mas, às vezes, o desejo acaba nunca saindo do papel.

Como saber se fui aprovado?

A convocação costuma ser uma das últimas etapas de um concurso público. Normalmente, o órgão responsável entra em contato com os aprovados pelo telefone ou pelo e-mail. Mas os candidatos também podem conferir o resultado da seleção por meio do Diário Oficial da União pela internet.

FreePik

Se atente ao número de vagas

Antes de comemorar a aprovação em um concurso público, os candidatos precisam estar atentos ao número de vagas oferecidas no edital. A lista de espera e o cadastro reserva não garantem a convocação ao cargo público. Por exemplo: o edital informava que havia 10 vagas disponíveis e 50 para cadastro de reserva no cargo de técnico administrativo na prefeitura. Nesse caso, apenas os 10 primeiros aprovados deverão ser chamados para o trabalho. O restante poderá ser convocado apenas se houver alguma desistência, exoneração ou aposentadoria de algum servidor.

FreePik

Concursos públicos têm prazo de validade

A Constituição Federal determina que os concursos públicos tenham um prazo de validade de até dois anos, podendo ser prorrogados uma única vez pelo mesmo período. Por isso, o órgão responsável pela seleção tem até quatro anos para fazer a convocação dos aprovados dentro do limite de vagas. Candidatos em lista de espera ou em cadastro reserva também podem ser chamados durante esse tempo.

FreePik

O que acontece se eu for convocado?

Depois de aprovados, os candidatos normalmente devem apresentar alguns documentos. Os mais comuns são: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e título de eleitor. Também é normal que tenham que realizar alguns exames para comprovar saúde física e mental.

Juliana Nascimento

O que fazer se, mesmo aprovado, nunca fui chamado para exercer o cargo?

Infelizmente, existem alguns casos em que o trabalhador foi aprovado em um concurso público mas não foi chamado para o cargo. Nesses casos, o melhor a se fazer é recorrer a um advogado e acionar a Justiça para ter acesso aos seus direitos.

Pixabay

Corpo de Bombeiros do AM abre concurso com salários de até R$ 12 mil

Divulgação