Governo do Rio autoriza convocação de 568 concursados para PM

Todos os cargos disponíveis são para soldado no certame realizado em 2014

 Polícia Militar do Rio de Janeiro irá chamar mais de 500 concursados
Foto: Reprodução/Polícia Militar do Rio de Janeiro/Redes Sociais
Polícia Militar do Rio de Janeiro irá chamar mais de 500 concursados

A Secretaria da Polícia Militar vai iniciar o procedimento administrativo para chamar 568 aprovados no concurso de 2014 para ingressarem no Curso de Formação de Soldados. O decreto de autorização para a convocação — assinado pelo governador Cláudio Castro (PL) — foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7).

O chamamento dos concursados acontece em cumprimento à Lei 9.494/2021, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou na última quarta-feira (dia 1º). O deputado Bruno Dauaire (PSC), autor da proposta junto com Rodrigo Amorim (PSL), Martha Rocha (PDT) e outros 12 deputados, comemorou a publicação e a justiça que será feita após sete anos de espera.

Em 2020, cerca de 300 candidatos fizeram uma manifestação para cobrar respostas do governo estadual.

"Tem sido uma luta antiga e incansável. Ano passado, quando presidia a Comissão de Servidores da Alerj, conseguimos a convocação de 400 candidatos. Agora, mais 568 homens e mulheres que lutam pelo seu direito vão vestir a farda da PMERJ. São sonhos realizados e, consequentemente, caminhamos para diminuir o déficit na corporação e melhorar o policiamento do nosso estado", afirmou Dauaire.

Conforme a lei, o governo está autorizado a chamar os aprovados que, na data final de inscrição, tinham até 35 anos. A partir disso, ficam revogadas as disposições do edital do concurso, que traziam como requisito a idade de até 30 anos na inscrição.

Coautor da lei, o deputado Coronel Jairo (SDD) lembra que ainda faltam 132 candidatos para convocação.

"O chamamento dos 568 é uma vitória, mas não vamos parar de cobrar a convocação de todos os aprovados no concurso de 2014", disse o coronel da PM.