Bolsonaro elogia Pix, mas diz que não usa e "tudo bem"

Presidente comentou durante transmissão sobre novas funcionalidades de saque e troco lançadas pelo Banco Central

Jair Bolsonaro (PL) durante live desta quinta-feira (2)
Foto: Reprodução / YouTube
Jair Bolsonaro (PL) durante live desta quinta-feira (2)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não usa o Pix, sistema de transferência de recursos lançado no ano passado pelo Banco Central e uma de suas vitrines de seu governo. Apesar de elogiar o sistema, Bolsonaro brincou com o ministro da Cidadania, João Roma, que também disse não usar o Pix.

Na transmissão realizada tradicionalmente nas suas redes sociais, Bolsonaro comentou sobre o lançamento de novas funcionalidades de saque e troco feitas pelo Pix.

"Parabenizar aqui o Banco Central que agora lançou o Pix Saque e Troco. Você usa Pix, João Roma?", perguntou o presidente.

"Não", respondeu Roma.

"Também não uso não, mas tudo bem", afirmou Bolsonaro.

O Pix, meio de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central, é considerado internamente uma das principais medidas adotadas pelo governo e que podem ser usadas como propaganda do governo Bolsonaro nas eleições de 2022. Em entrevista ao GLOBO em novembro deste ano, o ministro das Comunicações, Fabio Faria destacou o sistema.

"A hora de mostrar é o período eleitoral, e os partidos maiores têm tempo de TV. Ninguém sabe nem que o PIX foi do governo Bolsonaro, não sabem que foi dele. A gente tem muita coisa para mostrar", afirmou.

Nesta semana, em suas redes sociais, o presidente já tinha anunciado as novas funcionalidades, destacando que elas representariam menos lucros para os bancos. Na transmissão, repetiu o argumento.

"É um grande negócio isso daqui. A estimativa é que os bancos vão perder em torno de 5 bilhões por ano com essas operações. Não é que está tirando dinheiro dos caras. É um imposto. O povo está pagando menos R$ 5 bilhões de serviço que ele pagaria indo ao banco", afirmou.