Como saber se preciso devolver o auxílio emergencial?

Notificações

O Ministério da Cidadania está cobrando a devolução do auxílio emergencial de 625 mil brasileiros que não se enquadram nas regras do programa. Entre os dias 29 e 30 de novembro, esses cidadãos receberam uma mensagem no celular (SMS) com orientações sobre a devolução do dinheiro.

Fernanda Capelli

Quem deve devolver o auxílio emergencial?

Este foi o terceiro lote de mensagens enviadas pelo Ministério neste ano. Entre as pessoas que receberam o aviso estão aquelas que, ao declarar o Imposto de Renda 2021, já haviam sido informadas que teriam que devolver o benefício, mas ainda não haviam efetuado o pagamento. Neste caso, foi gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) com o valor a ser devolvido.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Além disso...

Também devem devolver o auxílio emergencial as pessoas que recebiam um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, e cidadãos com vínculo empregatício quando o benefício foi pago ou identificados com renda incompatível com o recebimento.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Como faz para devolver o auxílio emergencial?

O Ministério da Cidadania criou um site especialmente para a devolução do dinheiro. Acesse-o, informe dados como CPF e data de nascimento e clique em "Não sou um robô". Em seguida, é necessário emitir o Guia de Recolhimento da União (GRU). Depois, basta selecionar se deseja fazer o pagamento em qualquer um dos canais do Banco do Brasil ou em "Qualquer Banco". Pronto, agora é só pagar!

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Auxílio emergencial: 625 mil pessoas recebem cobrança para devolver benefício

Redação 1Bilhão Educação Financeira