Quer fazer um limpa nas contas? Confira qual o prazo de validade de cada uma

Após o pagamento, consumidor deve guardar comprovante por alguns anos como documento de quitação da dívida

APÓS 1 ANO

Contas de água, luz, telefone e internet podem ser descartadas um ano após o pagamento da dívida. Até lá, o documento serve como forma de comprovante de quitação da despesa. Os comprovantes de seguros veicular e residencial também poderão ser descartados um ano após o fim das vigências das apólices.

Fernanda Capelli

APÓS 2 ANOS

Dois anos após o pagamento, suas multas de trânsito poderão ser descartadas sem risco de ter que comprovar o pagamento em caso de falha no Detran. O documento também servirá de comprovação para a exclusão de sua pontuação um ano após a aplicação da multa.

Divulgação

APÓS 3 ANOS

Comprovantes de pagamento de aluguéis poderão ser descartados três anos após o pagamento da dívida. Entretanto, é importante ressaltar que a contagem só deve ser iniciada após o acordo sobre o termo de extinção do aluguel.

Reprodução

APÓS 5 ANOS

A maioria das contas só poderão ser descartadas após cinco anos do pagamento da dívida; Faturas de cartão de crédito, Imposto de Renda, IPTU, IPVA, extratos bancários, empréstimo e financiamento estão entre as contas que demoram para ser jogadas no lixo. Contas de TV por Assinatura, consórcio, planos de saúde e mensalidade escolar também devem ficar mais tempo ocupando espaço na pasta do contribuinte.

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