Auxílio Brasil: saiba atualizar o CadÚnico para receber o novo Bolsa Família

Quem recebeu o auxílio emergencial fica de fora

O projeto do Auxílio Brasil avaliado pelo governo federal pretende excluir os informais que recebiam o auxílio emergencial, mas não estavam cadastrados no Bolsa Família, informa a colunista Carla Araújo. Como disso o ministro da Cidadania, João Roma, ontem (20), no Palácio do Planalto: "O auxílio emergencial acabou".

Redação 1Bilhão Educação Financeira

O critério de inclusão será o CadÚnico, portanto, fique atento aos critérios:

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que têm renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 550, em 2021) ou renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300, neste ano). Além disso, pessoas em situação de rua também tem direito.

Reprodução

Para se cadastrar é necessário ir a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único e do programa Bolsa Família.

Se precisar atualizar o cadastro, o responsável pela família deverá ir pessoalmente ao Cras. A família que já se inscreveu no CadÚnico em algum momento, mas não atualiza os dados por 4 anos pode ficar sem o benefício.

Custódio Coimbra/Agência O Globo

Documentos

Certidão de nascimento Certidão de casamento Carteira de trabalho Título de eleitor Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), se a pessoa for indígena

Agência Brasil

500 dias depois do anúncio, benefício não saiu do papel

Reprodução/TV Brasil