Para receber o Auxílio Brasil é preciso estar cadastrado no CadÚnico; veja como

CadÚnico

Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações para identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e, futuramente, ao Auxílio Brasil (que substituirá o Bolsa Família).

shutterstock

Quem pode se inscrever?

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550); Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300); Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo; Pessoas que moram sozinhas - constituem as chamadas famílias unipessoais; Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Reprodução

Como se inscrever?

Procure um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social ) ou posto do Cadastro Único com os seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade – RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena. É possível verificar os endereços do CRAS de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

shutterstock

Você passará por uma entrevista de cadastramento no próprio CRAS

Depois que estiver tudo certo, você receberá um NIS (Número de Identificação Social). Esse processo pode demorar até 48 horas.

Agência Brasil

Para consultar e atualizar o cadastro, a família pode ver por meio do aplicativo Meu CadÚnico

Saiba mais sobre o Auxílio Brasil!

Reprodução