Black Friday deve registrar aumento nas vendas em 2021, diz pesquisa

Levantamento aponta que celulares e eletrônicos são os mais cobiçados pelos consumidores

Celulares, eletrônicos e artigos de moda são preferências dos consumidores
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Celulares, eletrônicos e artigos de moda são preferências dos consumidores

A intenção de compras durante a Black Friday subiu neste ano em relação a 2020. De acordo com uma pesquisa feita pela Conversion, que entrevistou 400 consumidores, no ano passado, 76,50% dos brasileiros realizaram compras na data, enquanto para 2021 a expectativa é que esse número suba para 87,75%, tanto na compra de produtos no varejo on-line quanto nas lojas físicas. A Black Friday deste ano acontecerá no dia 26 de novembro. Entre os produtos mais cobiçados estão celulares e eletrônicos.

Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados pretendem comprar on-line, seja em sites, lojas virtuais (56,98%) ou aplicativos de compras (14,81%). Além disso, 62,96% dos consumidores revelaram escolher os meios virtuais por medo do contágio do coronavírus. No ano passado, este percentual era de 75,3%.

O preço do produto é o principal fator de escolha, com 83,48% das respostas, seguido pelo fato de a loja conhecida ser conhecida (54,7%), ter selo de segurança (38,18%) e ter boa avaliação em sites de reputação (37,89%). Ou seja, para os lojistas, é importante investir bem em uma plataforma segura, transmitindo confiabilidade.

Celulares e eletrônicos entre os mais desejados

Ainda de acordo com a pesquisa, os itens mais desejado pelos consumidores são os Celulares, representando 66,67% das intenções de compra. Eletrônicos e Eletrodomésticos também compõem o topo da lista, com 60,68%, seguido da categoria de Moda & Acessórios, com 40,46%.

Calçados (40,46%), Casa & Móveis (25,93%) e cCosméticos (23,36%) também aparecem como categorias mais desejadas na Black Friday.

Apesar de o setor de turismo estar em ritmo de retomada, após sofrer um grande impacto com a pandemia, a categoria de Turismo & Viagens aparece na lista sem grande destaque. Apenas 12,82% dos consumidores pretendem usar a Black Friday para investir em uma futura viagem, por exemplo.