Bolsonaro diz que vai pedir retorno da "bandeira normal" da conta de luz

Presidente afirmou que país esteve 'na iminência de um colapso' com falta de chuvas

Bolsonaro diz que vai pedir retorno da 'bandeira normal' da conta de luz
Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Bolsonaro diz que vai pedir retorno da 'bandeira normal' da conta de luz

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que determinará ao ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, que a bandeira tarifária da conta de luz irá voltar para o patamar "normal" a partir de novembro. Bolsonaro afirmou que o país esteve "na iminência de um colapso" com a crise hídrica, mas agradeceu a chegada das chuvas.

"Meu bom Deus nos ajudou agora com chuva. Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico para a sociedade. Dói a gente autorizar o ministro Bento, das Minas e Energia, "decreta bandeira vermelha". Dói no coração, sabemos da dificuldade da energia elétrica. Vou pedir para ele, pedir não, determinar que ele volte a bandeira normal a partir do mês que vem", disse Bolsonaro, durante evento evangélico em Brasília.

Em agosto, o governo anunciou a criação de uma nova bandeira, batizada de Escassez Hídrica, mais alta que a vermelha e que valeria até abril de 2022. Com um reajuste de 50%, a taxa extra nas contas de luz subiu de R$ 9,49 para R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Ministério alerta

A secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Dadald, afirmou que "a bandeira escassez Hídrica"  não será suficiente para a cobertura de todos os recursos que nós utilizamos para a segurança energética. Os custos do Brasil para o abastecimento elétrico, em meio a maior seca nos reservatórios de hidrelétricas em mais de 90 anos, foram mais altos do que o esperado, devido a um aumento dos preços dos combustíveis em todo o mundo, explicou Dadald.

Dessa forma, as distribuidoras estão tendo custos mais elevados no pagamento de térmicas e só receberiam um retorno no reajuste tarifário do ano que vem. O governo e a reguladora Aneel estudam como tratar o problema. 

A bandeira, em vigor entre setembro deste ano e abril de 2022, foi determinada pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg) e trouxe aumento adicional de 6,78% na tarifa média dos consumidores regulados. Seu patamar tem valor de 14,20 reais a cada 100 kWh consumidos.