Aluguel em São Paulo é, em média, 15% mais caro do que no Rio de Janeiro

Levantamento da Quinto Andar apontou queda nos preços no Rio enquanto em São Paulo cresceram em setembro

Aluguel em São Paulo é, em média, 15% mais caro do que no Rio de Janeiro
Foto: Redação 1Bilhão Educação Financeira
Aluguel em São Paulo é, em média, 15% mais caro do que no Rio de Janeiro

A diferença entre o valor médio do aluguel por m² em anúncios e o efetivamente usado em contratos aumentou para o nível recorde em São Paulo em setembro, mas teve leva queda no Rio de Janeiro, segundo o índice calculado pela imobiliária QuintoAndar. Nas duas capitais, essa diferença se manteve acima dos 15%.

Na capital paulista, os preços de anúncios se mostraram 15,56% mais altos que os usados em contratos em setembro. No Rio, os preços dos anúncios fecharam o mês passado 15,64% acima daqueles nos contratos.

O valor médio do m² de aluguel em São Paulo fechou setembro em R$ 35,08, aumento de 0,34% em relação a agosto, maior alta mensal desde março. No Rio de Janeiro, o valor médio do m² de aluguel voltou a subir após três meses de queda. Entre agosto e setembro, a alta foi de 0,82%, para R$ 29,67/m².

Entre as dicas de negociação, vale buscar informações sobre qual o valor do aluguel em imóveis parecidos na região. Também compensa conversar com pessoas que morem no mesmo condomínio e pesquisar outros imóveis parecidos por perto. Isso ajuda a dar uma noção melhor do valor real.