Quem pode solicitar a aposentadoria em 2021?

Após a reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019, algumas regras para a aposentadoria foram alteradas. Veja quem tem direito a solicitar o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2021.

Idade mínima e tempo de contribuição

Antes da reforma, era possível escolher entre aposentar-se por idade ou por tempo de contribuição. Desde 2019, no entanto, isso não é mais possível. Mesmo quem já contribuiu pelo tempo mínimo não poderá aposentar-se antes da idade mínima. As mudanças não valem para aqueles que se enquadram nas regras de transição, que vamos explicar mais à frente.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Mudanças - parte I

Agora, para se aposentar, as mulheres devem ter idade mínima de 62 anos e tempo de contribuição de 15 anos. Já os homens devem ter no mínimo 65 anos de idade e 20 anos de contribuição (para aqueles que já estão no mercado de trabalho, esse tempo é de 15 anos). No caso de servidores públicos, a idade mínima também é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, mas o tempo de contribuição é de 25 anos para ambos os gêneros.

iStock

Mudanças - parte II

Para os trabalhadores rurais, a idade mínima para se aposentar é de 55 anos para mulheres e 60 para os homens, ambos com 15 anos de contribuição. Professores, da rede pública ou privada, devem ter 57 anos no caso das mulheres e 60 anos no caso dos homens. O tempo mínimo de contribuição é de 25 anos, independente do gênero. Policiais e agentes penitenciários devem ter no mínimo 55 anos de idade e 25 anos de contribuição tanto para as mulheres, quanto para os homens.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Contribuição

As alíquotas de contribuição também mudaram. Agora, elas variam de 7,5% até 14%, dependendo da renda mensal de cada trabalhador. No caso de servidores públicos federais, essa variação é entre 7,5% e 22%.

Fernanda Capelli

Qual será o valor do meu benefício quando eu aposentar?

O valor da aposentadoria passou a ser calculado com base na média de todo o histórico de contribuições. Os trabalhadores têm direito a 60% do valor do benefício integral, com o percentual subindo 2 pontos para cada ano a mais de contribuição. Para ter direito a 100% da média dos salários, as mulheres devem contribuir por 35 anos, e os homens, por 40 anos. Vale lembrar que, em 2021, o teto da previdência - isto é, o valor mais alto que um aposentado pode receber - é de R$ 6.433,57.

Osni Alves

Regras de transição

As mudanças aprovadas na reforma da Previdência estabelecem regras de transição para os profissionais que já estavam no mercado de trabalho quando ela entrou em vigor. Veja quais são essas regras:

Como solicitar a aposentadoria ao INSS?

Os trabalhadores podem solicitar a aposentadoria ao INSS pelo telefone 135 ou pelo site ou aplicativo "Meu INSS". Para isso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e carteira de trabalho, PIS/PASEP ou NIT, extrato CNIS e comprovante de residência.

O Dia

Veja o passo a passo para pedir a aposentadoria pelo aplicativo "Meu INSS"

Redação 1Bilhão Educação Financeira