Consumidores podem usar créditos da Nota Fiscal Paulista para reduzir o IPVA

Outubro é o único mês do ano em que os usuários conseguem usar seus créditos para abatimento do imposto

Consumidores podem utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista para pagar, integral ou parcialmente, IPVA de 2022
Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Consumidores podem utilizar créditos da Nota Fiscal Paulista para pagar, integral ou parcialmente, IPVA de 2022

Usuários cadastrados na Nota Fiscal Paulista têm até o dia 31 de outubro para utilizar os créditos do programa para pagar, integral ou parcialmente, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022.

Outubro é o único mês do ano no qual os consumidores podem usar seus créditos para pagamento do imposto. Para isso, é preciso fazer o pedido no site oficial da Nota Fiscal Paulista . O veículo deve estar no nome da pessoa cadastrada no programa para que a opção seja válida.

O consumidor poderá escolher a quantia (integral ou parcial) que deseja enviar para o abatimento. Não há um valor mínimo de créditos a ser usado. Caso envie mais do que é necessário para a quitação, o dinheiro será restituído na conta-corrente da Nota Fiscal Paulista.

Veja como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para pagar o IPVA

  • Acesse o  site da Nota Fiscal Paulista e faça o login;
  • No menu "Conta Corrente", clique em "Utilizar Créditos";
  • Selecione a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”;
  • Informe o número do Renavam e clique em "verificar";
  • Se a numeração estiver correta, o sistema habilitará o botão "Confirmar" e o campo para informar o valor que será abatido (ao lado, aparecerá quanto você tem de créditos atualmente);
  • O sistema mostrará uma ficha com o nome do usuário e todos os detalhes do carro (placa, Renavam, marca/modelo, ano de fabricação, combustível), além do valor do crédito utilizado;
  • Clique em "Confirmar" ou "Corrigir Dados";
  • A transferência dos créditos para abatimento do IPVA é irretratável, ou seja, uma vez confirmada, não poderá ser modificada;
  • Em caso de venda do veículo, o valor não poderá ser devolvido.

Vale lembrar que os créditos da Nota Fiscal Paulista só podem ser utilizados para reduzir o valor do IPVA, não sendo válidos para taxas de licenciamento do automóvel, DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) ou multas.

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, em 2020, 20.846 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano.