Guedes tem empresa em paraíso fiscal. Você sabe como funciona uma offshore?

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é dono da offshore Dreadnoughts International, nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal situado no Caribe, segundo revela a investigação do "Pandora Papers".

Guedes abriu o negócio em setembro de 2014 às vésperas da eleição vencida por Dilma Rousseff para evitar a volatilidade do mercado nacional

A abertura ou mesmo a manutenção de contas no exterior não é ilegal desde que o proprietário declare à Receita Federal e ao Banco Central os valores guardados fora do país. No entanto, servidores públicos como Guedes atendem a outras regras. Você sabe como funciona uma offshore? Entenda →

Fernanda Capelli

Evasão de divisas

As offshore são empresas sediadas em paraísos fiscais, ou seja, lugares onde a lei permite omitir o verdadeiro dono do empreendimento, facilitando a evasão de divisas para que o proprietário não pague impostos no país onde reside.

Divulgação

Essas empresas são um pouco diferentes

As offshore não tem sede física ou funcionários, são compostas puramente de uma conta bancária e um registro dos donos. Esse recurso é utilizado pelos super-ricos, já que não é nada barato abrir uma empresa do tipo. Gastos com advogados, procurações e bancos podem chegar a centenas de milhares de dólares.

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Então qual a vantagem?

Por exemplo, uma empresa que fatura R$ 100 mil por mês, no Brasil, pagaria R$ 15 mil em Imposto de Renda. Se a mesma empresa declara sede nas Ilhas Virgens Britânicas, como a de Paulo Guedes, o imposto é zero.

pixbay

A manutenção de uma offshore enquanto ocupa cargo do alto escalão da administração pública pode configurar conflito de interesses

Por infringir essa regra, Guedes poderia ser punido de diferentes formas, que vão de uma leve advertência à recomendação de demissão. Por conta disso, deputados querem que MPF investigue empresas offshores de Guedes do presidente do Banco Central.

MARCOS CORRÊA/ PR