Governo prorroga para dezembro prazo da prova de vida de servidores federais

Servidores precisam atualizar dados até 31 de dezembro para terem direito as parcelas da aposentadoria

Governo mantém prova de vida para servidores até 31 de dezembro
Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Governo mantém prova de vida para servidores até 31 de dezembro

O governo federal prorrogou até 31 de dezembro o prazo para a realização da prova de vida dos servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo federal. A medida atende aqueles que não realizaram a comprovação durante o período em que a sua obrigatoriedade estava suspensa – entre março de 2020 e junho de 2021.

O prazo para atualizar a situação cadastral e evitar a suspensão do pagamento terminava na quinta-feira (dia 30). Nesta sexta-feira (dia 1º), foi publicada a Instrução Normativa nº 91, que garante a realização da prova de vida até o final do ano e a cobertura para os anos de 2020 e 2021, de acordo com o calendário.

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário do beneficiário. A consulta à situação da prova de vida pode ser feita pelo aplicativo SouGov.br, disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo computador.

Procedimentos

Para realizar a prova de vida, o beneficiário deve cumprir um dos seguintes procedimentos:

No modo digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e GOV.BR.

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser efetuada a validação facial na plataforma GOV.BR. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular, por meio do serviço Prova de Vida. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

No modo presencial, o beneficiário deve comparecer a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento munido de documento de identificação com foto.

Independentemente do canal em que foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo como pelo computador. Em qualquer desses canais é possível também obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da prova de vida.