Dia do Idoso: conheça direitos que aposentados têm, mas não sabem

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro de cada ano. Os aposentados brasileiros recebem do INSS o valor da aposentadoria, mas, além disso, têm outros direitos que muitas vezes não conhecem, que podem ajudar a aumentar sua renda. Confira →

Saque do FGTS

Assim que se aposenta, o trabalhador pode sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia de uma vez. Se continuar trabalhando na mesma empresa após a aposentadoria, poderá sacar mês a mês os depósitos. Em caso de mudança de empresa, os saques passam a ter as regras normais de liberação de outros trabalhadores.

Sophia Bernardes

Acúmulo de pensão por morte com a aposentadoria

A todos os aposentados é garantido o direito à pensão por morte, independentemente de qual tenha sido pedida anteriormente. Quem já recebe a pensão não terá aposentadoria cortada, e vice-versa.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Transporte urbano e interestadual gratuitos

Em qualquer meio de transporte urbano, seja ônibus, metrô ou trem, é garantida a gratuidade para aposentados idosos maiores de 65 anos. Em viagens interestaduais, duas vagas em cada veículo devem ser reservadas para o transporte gratuito de idosos maiores de 65 anos com renda igual ou menor a dois salários mínimos. Para comprovação, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de renda.

Reprodução

Manutenção do plano de saúde

Trabalhadores que arcam com uma parcela do pagamento mensal do plano de saúde fornecido pela empresa têm direito a continuar a usufruindo do convênio ao se aposentar, desde que assumam o pagamento da cota que o empregador pagava pelo plano. A opção deve ser feita no momento da rescisão, após isso não será permitida a recontratação.

Agência Brasil

Quitação de imóvel financiado em caso de invalidez

Caso o trabalhador tenha um imóvel financiado e se aposente por invalidez, muitos contratos garantem quitação antecipada para quem não tem mais capacidade de trabalhar.

FreePik

Prioridade de restituição do Imposto de Renda

Contribuintes maiores de 60 anos devem receber primeiro a restituição do IR todos os anos. Mesmo quem cai na malha fina tem prioridade na correção de falhas da declaração anual.

Max Leone