PIS/Pasep: governo libera orçamento do abono salarial de 2022; confira

Orçamento

O abono salarial do PIS e do Pasep está maior para 2022. No regate passado, o total previsto foi de R$ 17 bilhões para 22,2 milhões trabalhadores. Já no ano que vem, estão previstos R$ 21 bilhões para mais de 23 milhões de trabalhadores.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quem recebe o que

PIS Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​. PASEP Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Sophia Bernardes

Por consequência, o abono salarial do PIS/Pasep também aumenta. O abono salarial é pago para quem teve carteira assinada pelo menos um mês no ano base anterior no valor de um salário mínimo.

Simule o quanto você receberá!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil