Cota do PIS/Pasep 'esquecida' pode ser sacada; veja como

Quem trabalhou em órgão público entre os anos de 1971 e 1988 e não resgatou o benefício na época tem direito ao benefício. Se o titular do benefício faleceu, os dependentes têm direito ao montante.

O que é?

PIS: Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​. PASEP: Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quanto?

Cerca de R$ 22 bilhões estão parados nos cofres do Tesouro esperando pelo resgate. Caso os resgates não ocorram, a quantia retornará aos cofres da União, sem iminência de um novo resgate.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Como sacar?

Para resgatar o dinheiro, basta que o beneficiário apresente um documento oficial com foto no banco de destino. No caso do trabalhador ter falecido, os herdeiros podem ter acesso aos recursos, mas precisam apresentar a condição de herdeiro por meio de certidão de óbito e inventário.

Sophia Bernardes

Vale lembrar!

O programa não tem relação com o abono anual do PIS/Pasep. Para saber mais sobre o benefício anual, clique aqui! 👇

shutterstock