INSS: veja se você tem direito a pensão por morte e como pedir pelo aplicativo

A Previdência Social estima que 25% dos pedidos em análise estão com pendência na documentação

Quem tem direito?

Se o segurado morre e deixa algum dependente, o benefício é pago para esta pessoa. Segundo a Folha de São Paulo,mexiste uma hierarquia de três classes de dependentes: companheiro ou companheira (casados ou em união estável) e filhos. Depois, vêm os pais do segurado morto, se ele for solteiro e sem filhos e, por último, os dependentes de terceira classe, que são os irmãos, se não houver nenhum dependente das outras classes. Para receber é necessário enviar a documentação corretamente pelo aplicativo ou direito no Instituto.

Reprodução%3A ACidade ON

Passo a passo

Primeiro acesse o aplicativo ou portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), informe CPF e senha e vá em “Avançar” e escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Depois clique em “Novo requerimento” e, em seguida, em “Atualizar.

Reprodução%3A ACidade ON

Digite, no campo “Pesquisar”, a palavra “pensão” e selecione a opção desejada

Atualize os dados, se for o caso, e clique em “Avançar”; se não precisar atualizar dados, vá em “Continuar”. Depois disso, aparecerá uma tela com explicação sobre o envio de documentos; leia com atenção e clique em "Avançar".

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Responda “Sim” para a pergunta “Você aceita acompanhar o andamento do seu processo pelo Meu INSS, Central 135 ou email” e informe um email; depois, vá em “Avançar”

Responda todas as perguntas que serão feitas, que incluem nome e número de documento dos dependentes e inclua os documentos necessários para o seu pedido e clique em “Avançar".

Reprodução%3A ACidade ON

Pronto!

Não tem cadastro no Meu INSS? Veja como fazer!

Reprodução%3A ACidade ON