CPF irregular? Veja o passo a passo para atualizar documento na Receita Federal

O primeiro passo é verificar se o CPF está regular por meio do site da Receita Federal. Por celular, é possível consultar a situação pelo aplicativo CPF Digital.

Caso não tenha entregue alguma declaração de Imposto de Renda, é provável que o status seja "pendente de regularização".

Fernanda Capelli

Neste caso, o contribuinte precisa consultar o Portal e-CAC para saber qual Ajuste Anual deixou de ser enviado. Antes, porém, é preciso ter um código de acesso ou se cadastrar no portal Gov.Br.

O envio da declaração pode ser feito pelo próprio Portal e-CAC ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Logo que for processada, o CPF será regularizado.

Fernanda Capelli

Quando o cadastro tem informações incorretas ou incompletas, o CPF fica suspenso.

Para corrigir o problema, é necessário preencher corretamente um formulário eletrônico disponível no site da Receita Federal, clicando em Meu CPF e no serviço Alterar CPF. Na página do serviço, clique em "Regularizar CPF". Após o envio, o cadastro será corrigido.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Há, porém, situações em que o indivíduo precisará apresentar documentos de identificação ao Fisco. Para isso, terá que agendar atendimento numa unidade ou enviá-los por e-mail.

Já o CPF cancelado acontece em caso de duplicidade do documento ou de decisão judicial. Esses casos são mais raros. Se ocorrer, é preciso agendar o atendimento presencial numa unidade da Receita Federal, levando todos os documentos pessoais.

Luciano Rocha

Veja como consultar a restituição do Imposto de Renda

FreePik