FGTS: nascidos em setembro já podem sacar o benefício; veja como aderir

Saque-aniversário

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já está disponível para trabalhadores nascidos em setembro. Os aniversariantes deste mês têm até o fim de novembro para retirar o benefício. Mas o prazo para aderir à modalidade e receber o dinheiro ainda neste ano vai até o próximo dia 30.

Agência Brasil

O que acontece se acabar o prazo?

As pessoas que comunicarem a Caixa Econômica Federal depois do período estipulado, isto é, 30 de setembro, só poderão sacar parte do saldo no ano que vem. A quantia sempre ficará disponível para saque por três meses. Caso o dinheiro não seja sacado dentro deste prazo, ele voltará para a conta vinculada do trabalhador.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

O que é o saque-aniversário?

Desde 2020, os trabalhadores podem retirar até 50% do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. O valor pode variar de pessoa para pessoa de acordo com o saldo total em conta. Vale lembrar que quem opta pelo saque-aniversário não pode sacar todo o saldo da conta do FGTS, caso seja demitido sem justa causa. Neste caso, apenas tem o direito de receber a multa rescisória de 40% paga pelo empregador. Por isso, é importante tomar essa decisão com cautela.

Fenae

Quem tem direito ao saque-aniversário do FGTS?

O direito ao saque-aniversário é concedido ao mesmo grupo que opta pelo saque de rescisão em caso de demissão sem justa causa. São eles: trabalhadores rurais, trabalhadores contratados em regime temporário, trabalhadores contratados em regime intermitente, trabalhadores avulsos, trabalhadores que desempenham atividades no lar, diretores não empregados e atletas profissionais.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como aderir ao saque-aniversário?

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa. Basta clicar na seção “Meu FGTS” e depois na aba “Saque-aniversário”. O sistema também permite fazer uma simulação de quanto será a retirada, de acordo com o saldo disponível na conta. Caso o interessado não tenha acesso à internet, pode fazer uma ligação para o telefone 0800 724 2019 ou, em último caso, ir até uma agência do banco.

Arquivo/Agência O Globo

Confira o calendário do saque-aniversário do FGTS em 2021

Marcelo Camargo/Agência Brasil