Aposentadoria do INSS: veja como, quando e documentos necessários para pedir

Solicitações podem ser feitas pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135

Aposentadoria

A Previdência Social tem uma série de critérios para conceder a aposentadoria, entre elas estão: tempo de contribuição, documentos, modalidade de aposentadoria e muito mais. Por isso, é importante ficar atento às regras. Veja →

Reprodução%3A ACidade ON

São 4 tipos de aposentadoria, portanto é preciso ver qual modelo você se enquadra:

A primeira delas é a por idade, concedida quando o cidadão cumpre o período mínimo em sua jornada de trabalho; A segunda, é a aposentadoria por tempo de contribuição. Sua aprovação varia de acordo com os valores já repassados pelo segurado para o INSS; A terceira a "aposentadoria especial", concedida quando o cidadão trabalha em situação de risco a saúde e sua vida; Por fim, há a aposentadoria por invalidez, liberada para o segurado que apresentar algum problema de saúde que comprometa seu ofício.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Documentos necessários:

RG; CPF; Comprovante de residência; Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas; PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social; Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período; Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS. No entanto, vale dizer que cada formato de aposentadoria exige documentos específicos, por exemplo, para conseguir por invalidez, é necessário ter laudo médico.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Como pedir?

Pelo aplicativo Meu INSS você pode anexar os documentos listados anteriormente e dar entrada no processo. Veja o passo a passo abaixo!

Reprodução%3A ACidade ON