Guedes sobre a inflação: ‘o Banco Central vai enfrentar isso aí’

Estimativas do mercado financeiro apontam para uma alta do IPCA acima de 7% neste ano

Foto: Reprodução/Youtube
Guedes garante que o Banco Central vai enfrentar a inflação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta segunda-feira que haja um “descontrole” da inflação e disse que há uma alta de preços “no mundo inteiro”. Estimativas de analistas do mercado financeiro, divulgadas pelo Banco Central, apontam que o IPCA (índice oficial de inflação) deverá fechar este ano acima de 7%.

"Não há descontrole. A inflação está subindo no mundo inteiro" disse o ministro, durante evento do setor varejista.

O ministro citou que a inflação nos Estados Unidos deve ser de aproximadamente 7%.

"A inflação americana vai ser 7% neste ano. Então, se a nossa for 7% ou 8% também, estarmos dentro do jogo" afirmou.

Guedes declarou que o Banco Central vai atuar para enfrentar a inflação. No início do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidi elevar a taxa Selic para 5,25% ao ano, uma alta de 1 ponto percentual.

"O Banco Central vai enfrentar isso aí", garantiu o ministro.

O ministro disse que há uma disputa política no país, mas que, em relação aos fundamentos econômicos, há avanços.

"É verdade que tem mais inflação, mas também tem mais crescimento, então tem mais arrecadação e menos déficit, porque nós estamos controlando as despesas. Então não vamos cair na tentação de transformar essa politização, antecipando as eleições, num diagnóstico de que o Brasil tem um colapso econômico, porque não é verdade", afirmou, pedindo para esquecer os pessimistas:

"O importante é não nos deixarmos abater pelos pessimistas."

Guedes voltou a chamar o aumento das despesas com precatórios (despesas decorrentes de dívidas reconhecidas na Justiça) de “meteoro”.

Segundo ele, a proposta de parcelar o pagamento dessas dívidas tem apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pois a medida não é uma inovação. Ele afirma que estados e municípios já podem parcelar precatórios.