650 mil precisam devolver o auxílio; veja como e o que acontece caso contrário

Devolução

Segundo o governo federal, nesta semana foram notificadas cerca de 650 mil pessoas que devem restituir os recursos do auxílio emergencial à União. De acordo com a Cidadania, esses trabalhadores pertencem ao grupo que se cadastrou via meios digitais para receber o auxílio em meio à pandemia de Covid-19.

Reprodução%3A ACidade ON

Como são as notificações?

As mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania contêm o registro do CPF do beneficiário e o link iniciado com gov.br. São enviadas pelo número 28041 ou 28042. Qualquer SMS enviado de números diferentes, com este intuito, deve ser desconsiderado.

Reprodução%3A ACidade ON

E se a pessoa não devolver?

O governo pode cancelar outros benefícios que estão cadastrados no nome dela, além disso, pode entrar para a dívida ativa da União como devedora. Se a pessoa recebe pagamentos do INSS, o governo pode descontar o montante dos depósitos feitos pela Previdência Social.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Como devolver?

É possível fazer isso pelo Portal do Ministério da Cidadania. Acesse o site, informe seu CPF e emita a Guia de Recolhimento da União (GRU). Você poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil como a internet, os terminais de autoatendimento e os caixas das agências. Também é possível fazer pelo site: https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao

Sophia Bernardes