Veja as 10 profissões mais procuradas pelas empresas

Pesquisa feita pelo Banco Nacional do Emprego aponta alta em número de vagas no Brasil

1 - Estagiário

Para aqueles que ainda não se formaram ou que estão em processo de formação não faltam vagas abertas. Segundo o Banco Nacional de Empregos, mais de 8 mil vagas foram criadas no primeiro semestre deste ano, conta 6.716 oportunidades no mesmo período do ano passado.

Divulgação/Expo CIEE Virtual

2 - Vendedor

Com o reaquecimento da economia do país, as lojas estão em busca de mais vendedores para atender a forte demanda. A chegada do fim de ano também incentiva a contratação no comércio, devido à expectativa de crescimento nas vendas de Natal. Só no primeiro semestre, a quantidade de vagas para vendedor cresceu 44%, passando 5.456 vagas para 7.872 oportunidades.

Mayara Teixeira

3 - Auxiliar Administrativo

O aumento de demandas nas empresas com a retomada econômica fez com as empresas aumentassem a procura para auxiliares administrativos. Segundo o levantamento do Banco Nacional do Emprego, o número de vagas subiu 26% nos seis primeiros meses deste ano. A expectativa do BNE é de aumento na procura por essas vagas e grande concorrência entre candidatos.

iStock

4 - Auxiliar de Serviços Gerais

Sabe aquele funcionário que é um "faz tudo" na empresa? Claro que não poderia faltar nesta lista. O número de oportunidades na área cresceu 69% no primeiro semestre deste ano e deve subir ainda mais no decorrer do ano.

Márcia Foletto/Agência O Globo

5 - Atendente

Na busca de melhorias no atendimento e aumentar a satisfação do cliente, as empresas estão atrás de atendentes que cumpram essa missão. O serviço não será apenas como forma de vendedor, mas também será responsável pelas demandas dos clientes.

shutterstock

6 - Auxiliar de Produção

Com a alta demanda na fabricação de produtos para atender de forma rápida e eficiente lojas e clientes, indústrias investem na contratação de auxiliares de produção. Essa, inclusive, está entre as maiores procuras no Banco Nacional do Emprego, segundo a pesquisa. A maioria das empresas não pedem formação ou cursos específicos para a área.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

7 - Recepcionista

Claro que nesta lista não poderia faltar o profissional responsável por atender e ser o primeiro porta-voz das empresas para os clientes. O recepcionista também é uma das carreiras mais procuradas pelas empresas, segundo a pesquisa do Banco Nacional do Emprego;

Reprodução%3A ACidade ON

8 - Motorista

O motorista também está entre as profissões mais buscadas no Banco Nacional do Emprego. Com a volta às aulas, aumento de demanda no transporte público e necessidade de melhorias no serviço, a profissão está em alta no mercado de trabalho. Além de trabalhar para empresas, há a possibilidade de ser autônomo e usar o próprio carro para transporte de aplicativo.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

9 - Assistente Administrativo

O aumento de demandas nas empresas com a retomada econômica fez com as empresas aumentassem a procura para assistentes administrativos. Segundo o Banco Nacional do Emprego, a carreira não solicita formação específica e pode ser uma boa sugestão para quem busca o primeiro emprego.

iStock

10 - Promotor de Vendas

Para alavancar as vendas e retomar patamares pré-pandemia, as empresas estão em busca de promotores de vendas. Eles são responsáveis em mostrar os produtos, seja em redes sociais ou outros meios, e divulgar a marca. Claro, precisa ter uma carisma e mandar a mensagem ao cliente de que o produto vale a pena. No entanto, algumas lojas não cobram formação específica, apenas influência na cidade ou região.

Money Block