Teve Covid-19? Veja como conseguir afastamento pelo INSS

Alta de 42% em 2021

A pandemia de coronavírus, que assola o país há pelo menos 1 ano e 5 meses, e já matou mais de 566 mil brasileiros, já reflete na concessão de benefícios por incapacidade (antigo auxílio-doença): somente no primeiro semestre, de janeiro a junho de 2021, 64.861 pessoas foram afastadas do trabalho por conta de Covid-19 ante 37.045 de todo o ano passado. Alta de 42,8%. A Secretaria de Previdência alerta que em igual período de 2020 ainda não havia registro da doença no país.

Reprodução%3A ACidade ON

Procedimentos para reconhecimento do direito

O segurado deve ingressar com o pedido junto ao INSS, de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Reprodução%3A ACidade ON

Documentos

A pessoa deve ter o máximo de documentos médicos, como pedidos de afastamento, relatórios médicos, laudos, cópia do prontuário, entre outros, que atestem sua alegada condição clínica.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Perícia médica

Será agendada uma perícia médica onde o médico perito do INSS realizará ao exame pericial junto ao segurado e analisará toda a documentação apresentada.

Reprodução%3A ACidade ON

Deferimento ou não

Do resultado desta perícia dependera a concessão do respectivo beneficio. Em caso de deferimento o segurado receberá os valores retroativos a data de entrada do pedido. Em caso de indeferimento da perícia o segurado será considerado apto para ao trabalho.

Max Leone

Exames periódicos

Para a manutenção do auxílio-doença, o segurado deverá passar periodicamente por perícias para identificar a evolução de seu quadro, nos casos de manutenção ou agravamento das condições clinicas o benefício será "renovado" por novo período.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Guardar documentos

Nestas novas perícias o segurado deverá apresentar as novas documentações médicas geradas no decorrer do período para auxiliar a decisão do perito.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Conversão

O perito poderá converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez caso a condição clinica do segurado assim justificar.

Agência Brasil