Novo Bolsa Família: veja como atualizar CadÚnico para evitar corte do benefício

Quando?

O presidente Jair Bolsonaro foi até a Câmara dos Deputados entregar ao presidente da Casa, Arthur Lira, o projeto de reformulação do Bolsa Família, que passará a se chamar "Auxilio Brasil". O plano do governo é aprovar a MP (Medida Provisória) até outubro, quando está previsto o fim do auxílio emergencial.

Reprodução

Com isso, é necessário manter o cadastro atualizado para evitar cortes indevidos no benefício

Veja como fazer →

Reprodução/ACidade ON

Onde?

Caso o segurado tenha mudado de endereço, telefonde, etc, deve regularizar o cadastro no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único e do programa Bolsa Família.

Arquivo/Agência Brasil

Caso a família fique mais de quatro anos sem atualizar os dados, seu registro pode ser excluído do CadÚnico.

Em São Paulo, por exemplo, os segurados podem fazer o agendamento pelo site "Portal 156", pelo telefone 156, ou no Descomplica SP.

Reprodução%3A ACidade ON

Quem pode se cadastrar?

Famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550, em 2021) ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal ​tota​l (R$ 3.300)

Divulgação/Caixa Econômica Federal

Documentos

Cada membro da família precisa apresentar: Certidão de Nascimento Certidão de Casamento (se houver) Carteira de Trabalho Título de Eleitor Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena

Jefferson Rudy/Agência Senado - 1.1.14

Veja o que muda com o Auxílio Brasil

Marcos Corrêa/PR