Serasa lança projeto para evitar que o consumidor sofra fraude financeira

A partir de agora, é possível bloquear ou desbloquear seu Serasa Score

Foto: Fernanda Capelli
A partir de agora, é possível bloquear ou desbloquear seu Serasa Score

A partir de agora, é possível bloquear ou desbloquear seu Serasa Score para consultas. A funcionalidade, inédita no Brasil, é chamada de Lock & Unlock e poderá minimizar as chances de o consumidor sofrer alguma fraude financeira.

Isso acontece porque várias empresas no Brasil costumam consultar o Serasa Score para a oferta de crédito ou na contratação de algum serviço financeiro, além de outras informações relevantes. Assim, se a exibição de sua pontuação estiver bloqueada, as empresas terão uma sinalização clara de que aquele consumidor não está em busca de crédito ou da realização de negócios no momento e podem fazer checagens complementares para prevenir o risco de fraude.

 As pessoas físicas assinantes do Serasa Premium, ferramenta que oferece monitoramento de CPF e CNPJ, passam a contar com o aliado no controle da sua vida financeira e combate à fraudes.

“Adicionar essa novidade ao Serasa Premium é um passo muito importante para nós. Acreditamos que essa é uma revolução no mercado de crédito, que oferece ainda mais autonomia e proteção às empresas e aos consumidores, que, a partir de agora, podem sinalizar se estão em busca de crédito e decidir com apenas um clique se permitem ou não que as empresas conheçam o seu Serasa Score” conta Pedro Dias Lopes, diretor da Serasa. Segundo Pedro, adicionalmente, em qualquer consulta realizada na Serasa, o consumidor é imediatamente avisado pelo monitoramento do Serasa Premium para que possa analisar a solicitação.

Mesmo com a escolha do bloqueio pelo consumidor, o cálculo do Serasa Score continua ocorrendo normalmente e o consumidor tem acesso a ele em todos os canais da empresa. Dívidas existentes no cadastro de inadimplentes não são afetadas pela funcionalidade. Caso o consumidor esteja em busca de crédito ou outro serviço que possa envolver a consulta à sua pontuação, ele poderá realizar o desbloqueio no site ou aplicativo da empresa.

O Lock&Unlock já está disponível para aproximadamente 400 mil assinantes do Serasa Premium. Interessados em contratar o serviço podem fazê-lo no site www.serasa.com.br/premium. 

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Ou seja, ele indica qual é o nível de risco de se conceder crédito a uma pessoa com base no seu comportamento financeiro atual.

Como bloquear/desbloquear o Serasa Score para consultas?

  1. Acesse o site www.serasa.com.br/premium e faça login.
  2. Na tela inicial, clique no botão “Saiba mais” do cartão “Mais proteção contra fraudes?”.
  3. Selecione bloqueio/desbloqueio e clique no botão “Confirmar”.
  4. Você receberá um SMS assim que o bloqueio/desbloqueio de seu Serasa Score para consultas for ativado.