INSS: por causa do pente-fino, médicos peritos planejam greve nacional; entenda

Atualmente, existem 3,6 mil médicos peritos no Brasil

Foto: Redação 1Bilhão Educação Financeira
Atualmente, existem 3,6 mil médicos peritos no Brasil

Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), que faz as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está convocando a categoria para uma assembleia virtual no dia 12 de agosto com indicativo de greve nacional. Os representantes da associação são contra a ampliação dos atendimentos para realização do  pente-fino em benefícios por incapacidade a partir deste mês de agosto. Segundo a associação, a falta de condições sanitárias básicas coloca em risco servidores e segurados do INSS por conta da pandemia de coronavírus.

Atualmente, existem 3,6 mil médicos peritos no Brasil. Desse total, 3,2 mil são filiados à ANMP. No entanto, o conselho deliberativo conta com a participação de 35 delegados, que decidem sobre a paralisação ou não das atividades. Uma fonte contou ao EXTRA que a associação alterou seu estatuto e reduziu o número de delegados de 104 para 35.

Esse não é o primeiro embate entre a associação de peritos e a Subsecretaria de Perícia Médica Federal, ligada ao Ministério da Economia. Em setembro de 2020, quando houve a determinação de retorno ao atendimento presencial nos postos do INSS, de um lado a associação afirmava faltar condições para o retorno dos atendimentos, do outro a Secretaria de Previdência garantia que havia o cumprimento das regras santitárias contra a Covid-19.

"A ANMP enviou quase 500 (quinhentos) ofícios ao Ministério da Economia desde setembro de 2020, os quais não deram causa a nenhuma iniciativa concreta por parte da Administração, conduta que não será mais tolerada pela categoria", diz em nota.

Entretanto, uma fonte contou ao Extra que a greve nos médicos peritos não corresponde à vontade da categoria e que o movimento seria uma barganha política para derrubar o atual gestor da Subsecretaria de Perícia Médica Federal e retorno da ex-gestora, exonerada em junho passado por conflito de interesses. A ex-gestora da subsecretaria é casada com o atual presidente da ANMP.

"A atual diretoria da associação reduziu o número de delegados de 104 para 35. Ou seja, não representa a vontade da categoria, se houvesse uma votação com todos os peritos médicos o resultado certamente seria diferente e as decisões tomadas pela entidade que deveria nos representar seriam outras que priorizassem as reais necessidades da categoria e não politicagem", diz a fonte.