FGTS: veja como conferir se o empregador está depositando regularmente

O que é?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Suspensão do recolhimento

A Medida Provisória 1.046/21 concede ao empregador a possibilidade de suspender o recolhimento do FGTS das competências de abril, maio, junho e/ou julho de 2021, com vencimento em maio, junho, julho e agosto de 2021, respectivamente. O recolhimento das competências suspensas será dividido em até 4 parcelas, com vencimento a partir de setembro de 2021.

Guito Moreto / Agência O Globo

Como conferir?

É necessário consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo ou site da Caixa. O trabalhador precisa apenas digitar o CPF ou o NIS/NIT. Em seguida, é preciso preencher os dados pessoais, criar uma senha ou digitar a que já está cadastrada e acessar os valores. Também é possível verificar o saldo por SMS depois de cadastrar o telefone celular no site da Caixa.

Reprodução%3A ACidade ON

Com o extrato em mãos

Confira a data dos depósitos com os meses que você trabalhou. Caso haja alguma irregularidade, vá até uma unidade do Ministério do Trabalho e denuncie o seu contratante.

Redação 1Bilhão Educação Financeira